19/04/2024
HomeEducaçãoEscola Municipal recebe Biblioteca Itinerante do projeto Território Vivo

Escola Municipal recebe Biblioteca Itinerante do projeto Território Vivo

2016_05_11_projeto_territorio_vivo_01A EMEF “Professor Firmino Octávio do Espírito Santo Junior” recebeu, nesta segunda e terça-feira (09 e 10/05), um ciclo de contação de histórias propostos por educadores, que compõe a Biblioteca Itinerante do Território Vivo, projeto de desenvolvimento local solidário e sustentável, realizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Pedregulho, bairro rural de Itu, considerado unidade de conservação municipal.

A Biblioteca Itinerante faz parte da Semana Literária 2016, proposta pelo projeto Território Vivo, que acontece entre os dias 09 de 15 de maio, simultaneamente, em algumas escolas das cidades de Itu e Cabreúva, que atendem crianças e jovens, moradores do bairro Pedregulho. A missão da Biblioteca é oferecer um espaço de desenvolvimento sociocultural à comunidade local, especialmente às crianças e jovens, com foco na formação de leitores, estímulo aos estudos e promoção da cidadania. Em Itu, além da escola da Rede Municipal de Ensino, o projeto também atende à EE “José Leite Pinheiro Junior”.

Na segunda-feira (09/05), os alunos da EMEF “Professor Firmino Octávio do Espírito Santo Junior” puderam acompanhar uma Intervenção Literária com o contador de história Zé Bocca. Já na terça-feira (10/05), as crianças da escola receberam a visita do francês, Laurent Cardon, autor e ilustrador de livros.

Abertura Semana Literária 2016

A cerimônia de abertura da Semana Literária de 2016 aconteceu no dia 03 de maio, no auditório do Centro de Formação dos Professores, no Paço Municipal, e contou com as presenças de diretores, gestores e professores de escolas municipais, além de organizadores da Semana e convidados.

A Semana Literária 2016 conta com o apoio da Prefeitura de Itu, através das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Meio Ambiente, e promove o encontro entre crianças, jovens, autores, ilustradores e contadores de histórias da Literatura Infantil, por meio de oficinas, apresentações, dinâmicas e conversas.

Texto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu