20/04/2024
HomeCulturaEntrega da Medalha Domingos Fernandes marca aniversário de 405 anos de Itu

Entrega da Medalha Domingos Fernandes marca aniversário de 405 anos de Itu

O prefeito Antonio Tuíze participou na tarde desta segunda-feira (02/02), aniversário de 405 anos Itu, da cerimônia de condecoração da Medalha Domingos Fernandes a professora e artista plástica Maria Célia Brunello Bombana e ao ex-bancário e filantropo Antônio Célio Martins do Prado.

A solenidade aconteceu no auditório do Sincomércio e contou com as presenças do presidente da Saci (Sociedade Amigos da Cidade de Itu), Getúlio Elias Schanoski, além do secretário municipal de Habitação Popular e presidente do Sincomércio, Carlos D’Ambrósio, além de amigos e familiares dos agraciados pela honraria.

Em seu discurso, o prefeito Tuíze recordou que fez parte do Copitu (Conselho de Organização e Planejamento da Solenidade dos 400 anos de Itu), ocasião em que foi criada a Medalha Domingos Fernandes destinada a homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao município de Itu.

Tuíze lembrou que na época ficou decidido que a escolha do homenageado seria anual, por meio de lista com três nomes apresentada pela Saci (Sociedade Amigos da Cidade de Itu) ao Executivo Municipal, e que este indicaria quem seria o condecorado. Tarefa árdua que ele nunca imaginou que um dia, teria o fardo de executar.

A condecoração da Medalha Domingos Fernandes é conferida pela Saci, Prefeitura de Itu e Câmara Municipal e é instituída por uma lei Municipal de Junho de 2009.

Texto e foto: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(03/02/15)