Widget Image
Secretarias
20/04/2024
HomeGestões AnterioresEncontro reúne especialistas e discute experiências com plantios

Encontro reúne especialistas e discute experiências com plantios

O Encontro “Plantio em Itu: Estratégias e Sustentabilidades” foi realizado no Auditório de Hospitalidade Escola Técnica – Etec Martinho Di Ciero, no último sábado (27/02), como parte da programação de aniversário da cidade de Itu. A secretária municipal de Meio Ambiente, Patricia Otero, prestigiou o evento que foi realizado pela Prefeitura de Itu e Etec Martinho Di Ciero em parceria com a Brasil Kirin e SOS Mata Atlântica.

O evento teve como objetivos partilhar o conhecimento de ações de plantio e restauração florestal. Os temas abordados foram Metodologias e sustentabilidade, por Patricia Otero (Secretaria de Meio Ambiente de Itu), Juliana Tonon Oliveira Prado (Etec), Natalia Buchwitz (Brasil Kirin) e Rafael Bitante Fernandes (Fundação SOS Mata Atlântica); Experiências e Resultados por Nelson Balsan Guilger (Voluntário Ambiental), Maria Alice Setúbal (Fazenda Capoava), Professor Ricardo Rodrigues (Esalq) e Paulo Dutra (Território Vivo).

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, o encontro promoveu conexão entre os atores com uma rica diversidade de ações e o compartilhamento dos desafios da sustentabilidade dos plantios realizados em Itu.

Na opinião de Juliana, diretora da Etec Martinho Di Ciero, o evento foi extremamente positivo, porque foi o primeiro encontro que conseguiu reunir diferentes atores da sociedade que fazem um trabalho de restauração vegetal. Fernandes ressaltou que ações como aquela são válidas, pois reúne pessoas que trabalham por algo comum e ocorre a troca de informações entre elas. “Porque não basta somente a gente ficar fazendo o nosso trabalho, mas é importante divulgar e atrair mais pessoas para a causa. Isso é fundamental”, declarou.

O professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) – Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Ribeiro Rodrigues, destacou o fato do encontro envolver alunos do Ensino Médio da Etec. Segundo ele, esse envolvimento é muito interessante por mostrar aos alunos as iniciativas que existem no município, levando-os a terem orgulho de sua cidade, e também por abrir oportunidades. E afirmou que considera, hoje, o município de Itu como o local onde tem as melhores iniciativas de restauração ambiental.

Decom (29/02/2016)