Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeCulturaEncerramento da Semana do Patrimônio acontece nesta sexta-feira

Encerramento da Semana do Patrimônio acontece nesta sexta-feira

Coral Vozes de Itu apresenta a performance Raízes da Terra Paulista, resgatando a cultura tradicional paulista e suas origens

Na próxima sexta-feira (16/08), no Espaço Fábrica São Luiz, a Orquestra Ituana de Viola Caipira e o Coral Vozes de Itu fazem o encerramento da Semana do Patrimônio, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu em parceria com o Museu Republicano Convenção de Itu/Museu Paulista, Museu da Energia Itu, Museu da Música Itu e Paróquia Nossa Senhora Candelária.

O Coral Vozes de Itu apresentará a performance Raízes da Terra Paulista que resgata a música de raiz valorizando a cultura tradicional paulista com suas origens indígena, africana e europeia, trazendo ao público um sentimento de pertencimento à essa cultura regional caipira.

Esta performance foi criada em 2005, especialmente para o lançamento da exposição  “Terra Paulista – Histórias, Arte, Costumes”, no Sesc Pompéia, na cidade de São Paulo, que apresentou um panorama da história, da arte e dos costumes paulistas, desde os primeiros encontros com os grupos indígenas brasileiros e os portugueses, até as manifestações culturais contemporâneas, como as festas e o artesanato.

A orquestra Ituana de Viola Caipira possui aproximadamente 50 músicos e um grande diferencial quando comparada com outras orquestras de viola caipira. A orquestra ituana conta com quatro afinações distintas: Cebolão em Mi, Cebolão em Ré, Sol Maior e Do Maior, estas duas últimas conhecidas popularmente como Rio Abaixo e Rio Acima que conferem uma sonoridade muito rica quando comparada às orquestras de afinação única.

As apresentações são gratuitas e o Espaço Fábrica São Luiz fica na Rua Paula Souza, 942, Centro, Itu.

Acompanhe abaixo a programação da Semana do Patrimônio:

14 de agosto – quarta-feira

18h – Reunião do Conselho Municipal de Cultura
Local: sede da Saci (Sociedade Amigos da Cidade de Itu – Rua Pedro de Paula Leite, 400 – centro)

15 de agosto – quinta-feira

19h – Palestra sobre as intervenções de restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária – Arquiteto Alberto Magno de Arruda falará sobre o restauro já realizado e os que estão sendo feitos na Matriz de Itu.
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária (Praça Padre Miguel – centro)

16 de agosto – sexta-feira

19h30 – apresentação da Orquestra Ituana de Viola Caipira

20h – Raízes da Terra Paulista – performance com Coral Vozes de Itu

20h – Exposição de painéis que mostram o trabalho de recuperação e valorização do patrimônio cultural da Fazenda Capoava

Local: Espaço Fábrica São Luiz (Rua Paula Souza, 942 centro)

Texto: Renata Guarnieri