Widget Image
Secretarias
20/04/2024
HomeGestões AnterioresDia Nacional do Consumo Sustentável é marcado por atividades em Itu

Dia Nacional do Consumo Sustentável é marcado por atividades em Itu

Nesta quinta-feira (15/10), Dia Nacional do Consumo Sustentável, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Eppo Ambiental e a Comarei, realizaram duas atividades, como parte da campanha do Mês do Consumo Sustentável. Pela manhã aconteceu a Oficina de Arte e Consumo com a utilização de materiais retirados de computadores, eletrodomésticos e demais aparelhos eletrônicos descartados nos pontos de coleta da cidade.

Pela manhã, com a ajuda da artista plástica Silvia Helena os participantes montaram, em uma das paredes da sede da Secretaria de Meio Ambiente, uma árvore a partir de partes dos eletrônicos descartados. Já na parte da tarde foi realizada uma roda de conversa sobre consumo sustentável.

Durante todo o mês será realizado um reforço nas ações de conscientização quanto ao descarte correto de resíduos eletrônicos como computadores, teclados, TVs, eletrodomésticos, aparelhos telefônicos, vídeos, monitores e mouses.

O risco do descarte desses objetos em local inadequado é que causam grande impacto ambiental, pois esses produtos contêm cádmio, chumbo, mercúrio e berílio que em contato com o solo contaminam o lençol freático e, quando queimados, poluem o ar, além de colocar em risco a saúde da população. Tudo o que é recolhido é encaminhado para a Comarei que desmonta e reutiliza o material, dando novo destino ao que estava sendo descartado.

A campanha acontece neste mês de outubro, mas durante todo o ano é possível fazer levar os eletrônicos nos pontos de coleta. Os materiais podem ser descartados juntamente com os recicláveis, no dia em que a Comarei faz a coleta no bairro e também nos pontos de entrega abaixo.

Bosque Alceu Geribello

Rua Niterói, 31, Bairro Brasil

Segunda a sexta, das 8h às 17h

Sábados e domingos, das 8h às 12h

Comarei

Rua Astro Sintra, 80, Jardim São Judas

Segunda a sexta, das 7h às 16h30

Secretaria de Meio Ambiente

Avenida Itu 400 Anos, 77, Itu Novo Centro

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Ecopontos

De segunda a sábado, das 8h às 17h

Jardim São Judas

Avenida Antônio Almeida Sampaio, 201

Jardim Aeroporto

Avenida Abílio Piunti, 300

Jardim das Rosas

Avenida das Rosas, 1800

Jardim Santa Rosa

Rua Antenor Faustino, 567

Jardim Padre Bento

Avenida Carolina Piunti, 251

Cidade Nova

Avenida Esperança, 1287

Jardim União

Avenida Ernesto Rodrigues, 80

Texto:
Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu

Fotos:
04 e 08 – Roda de Conversa (crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)
05 e 06 – Oficina (crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu)