Widget Image
Secretarias
27/03/2024
HomeGestões AnterioresCurso de condutores de cães forma primeira turma de Guardas Municipais

Curso de condutores de cães forma primeira turma de Guardas Municipais

A Prefeitura de Itu, através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes realizou, nesta quinta-feira (19/11), a conclusão do 1º Curso de Condutores de Cães da Guarda Civil Municipal.

O curso, iniciado em 09 de novembro, capacitou Guardas Municipais de Itu, Indaiatuba, Itupeva, Itatiba, Tatuí e Rio Claro, abordando os temas: manejo profilático de canil, comportamento canino, condução de cães em patrulhamento, condução de cães de faro, condução de cães em busca e resgate (mantrailing), CDC (controle de distúrbio civil com apoio de cães), CQB (intervenções táticas com apoio de cães), patrulhamento motorizado com cães, condução de cães em patrulhamento a pé e condução de cães em atividades socioeducativas.

O curso foi ministrado pelos oficiais do Canil da Guarda Municipal de Itu, Surian e Ribeiro, capacitados através de formação no Curso Especial de Adestramento de Cães de Guerra, promovido pela Marinha do Brasil. As aulas foram supervisionadas pelo subinspetor Savioli e pela coordenadora de ensino da GCM, Carmo. A capacitação também contou com as participações de convidados como, contou com as participações de convidados especialistas como Ana Beatriz Mincarelli Albernaz especialista do Grupamento de Busca e Resgate Brasil (G.B.R), GCM Beatriz Aidar, de São Bernardo do Campo, GCM Ricardo de Palma, de Rio Claro, GCM Sidnei de Souza, do Canil de Porto Feliz, GCM Clayton Martinez, de São Caetano do Sul, Cabo (Fuzileiro Naval) Carneiro e o 2° Sargento (Fuzileiro Naval) Maico Moreira.

A parte teórica da formação aconteceu na sede da Guarda Civil Municipal de Itu, enquanto as aulas práticas foram realizadas na sede do Canil da GCM, instalado no Parque Ecológico Taboão.

Texto: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu

Fotos: Divulgação

(19/11/15)