Widget Image
Secretarias
14/04/2024

Espaço Cultural Almeida Júnior

O Espaço Cultural Almeida Júnior foi restaurado pela Prefeitura e devolvida à população como presente pelos 414 anos do município, no dia 02/02/2024. O investimento foi de aproximadamente R$7,9 milhões, obtidos pela Prefeitura de Itu através do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) do Governo Estadual, o imóvel centenário do Espaço Almeida Júnior necessitou receber limpeza, desinfecção, descupinização, abrangeu itens como portas e janelas de madeiras, forro de madeira, paredes de taipa, escadas de madeiras e dos guarda corpos metálicos, piso e assoalho. Também foi feita a pintura da alvenaria externa e interna, colocação de vidros, instalação de elevador para acessibilidade, execução de banheiros masculino, feminino e PNE, novas instalações elétricas, incluindo dispositivo contra incêndio e novas instalações hidráulicas, reforma do telhado e da rede de águas pluviais.

A riqueza arquitetônica do imponente prédio reúne uma série de técnicas de construção, devido às intervenções executadas ao longo dos anos, como taipa Pombalina, Taipa de Mão e encamisamento de tijolos.

O sobrado é tombado pelo órgão de preservação estadual – CONDEPHAAT. Em tempos coloniais nele existiu a casa do famoso bandeirante Pedro Leme da Silva e de seus filhos João e Lourenço Leme. Em meados do século 19 o abastado fazendeiro Bento Paes de Barros, capitão-mor de Itu e grande produtor de café, mandou construir uma nova casa, originalmente térrea. Pelos serviços relevantes prestados à vila, depois cidade de Itu, em 1846 ele foi agraciado pelo imperador Pedro II com o título de Barão de Itu. Pouco tempo residiu na casa, pois faleceu no mesmo ano de sua inauguração, em 1858. Em 1880, já no final do segundo reinado, o casarão foi vendido para o fazendeiro, político e advogado Francisco Emigidio da Fonseca Pacheco, que mandou construir o pavimento superior para abrigar sua família. Já no final do século19 o governo republicano de São Paulo comprou o sobrado, mandou executar reformas e, em 1896, nele instalou o Grupo Escolar Cesário Motta, um dos primeiros do estado.

Em 1989, quando o Grupo Escolar pioneiro já funcionava em outro local, o sobrado recebeu a denominação de, em homenagem ao notável pintor ituano.

Espaço Cultural Almeida Júnior
Endereço: Rua Paula Souza, 664, Centro Histórico