27/03/2024
HomeCulturaCortejo Solene da Bandeira do Divino Espírito Santo acontece neste domingo

Cortejo Solene da Bandeira do Divino Espírito Santo acontece neste domingo

No domingo (08/05), a partir das 9h30, acontece nas ruas centrais da cidade o Cortejo Solene da Bandeira do Divino Espírito Santo. A realização é do Núcleo Cultural da Folia do Divino de Itu, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e participação da Irmandade do Divino Espírito Santo de Laranjal Paulista, com o mestre e os meninos cantores, responsáveis pelo pedido do pouso e da despedida.

O evento percorrerá o Largo do Bom Jesus e Rua Paula Souza e, no trajeto e pousos o Coral Vozes de Itu cantará as Jaculatórias do Divino Espírito Santo. A Folia do Divino é uma importante tradição popular, que remonta o século XVII, em louvor ao Divino Espírito Santo. A Bandeira do Divino percorre casas, abençoando todas as pessoas, sob a cantoria de violeiros.

A Bandeira será introduzida às casas pelo Alferes, ao som da tradicional Folia do Divino e será entronizada em local de destaque, onde se possam reunir os presentes.

Os sete dons do Divino Espírito Santo serão lembrados através das orações conduzidas pelo curador. Sendo a Festa do Divino uma celebração de Ação de Graças, os presentes poderão ser convidados a oferecerem prendas em forma de doces não perecíveis que serão encaminhados às crianças do Lar Escola santo Inácio, que representam o futuro, tempo do Espírito Santo.

O cortejo termina na Casa da Praça, onde será feita a solene colocação e canto de despedida da Bandeira do Divino Espírito Santo.

O cortejo acontece por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de Itu, Museu da Música, Museu da Energia, Espaço Fábrica São Luiz, Associação Cultural Vozes de Itu e Instituto Cultural de Itu.

Acompanhe abaixo o percurso e horários do cortejo:

09h30 1º Pouso – Museu da Música – Itu
Rua Floriano Peixoto, 480