HomeCulturaConvenção Republicana: sarau relembra hábitos de 1873

Convenção Republicana: sarau relembra hábitos de 1873

Acontece nesta sexta-feira (19/04), a partir das 20h, na Casa do Barão, o Sarau Republicano organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu, Museu da Música e Instituto Cultural de Itu.
O Sarau Republicano será ambientado em 1873, ano da “Convenção Republicana”, e promete levar todos a uma viagem pelo tempo com apresentações musicais do Coral Vozes de Itu e do Grupo de Cantores do Museu da Música.
Artistas também estarão vestidos com roupas de época representando os hábitos dos anos de 1800, quando a distração das famílias era ir à missa e visitar as casas de amigos e familiares para tocar piano, recitar poesias, conversar, tomar refresco, comer sequilhos e, para os homens em especial, fumar charutos e discutir sobre política.
As comemorações da Semana da “Convenção Republicana” seguem até o dia 25 de abril com exibição de filme, exposição, lançamento de livro entre outras atividades que lembraram a passagem dos 140 Anos da Convenção de Itu, 90 anos de abertura ao público do Museu Republicano, 50 Anos do Museu Paulista e Museu Republicano na USP.
O Sarau Republicano é gratuito e toda população está convidada a prestigiar. A Casa do Barão fica na Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu.
Confira abaixo a programação completa:
Data: 18/04/2013
Solenidade de Abertura da Semana da “Convenção” para autoridades e imprensa.
Lançamento dos Selos comemorativos dos 140 anos da “Convenção de Itu”, 90 anos de abertura do Museu Republicano e 50 anos de integração à USP.
Lançado do concurso literário: “Convenção de Itu”, promovido pela Academia Ituana de Letras (ACADIL).
Apresentação do projeto Educativo do Museu Republicano: “Memórias da Convenção”
Exibição de filme Convenção de Itu de Oswaldo de Oliveira, 1973.
Intervenção Musical – Museu da Música – Itu
Horário: 18h
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”.
Abertura das Mostras:
Biblioteca do Museu Republicano –
 PROJETO EFEMÉRIDES
Abertura da Mostra bibliográfica: “Convenção de Itu” – acervo da Biblioteca do Museu Republicano e Biblioteca Pública Prof. Olavo Valente.
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, 140, Centro, Itu/SP
Data: entre 18 e 30 de Abril
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”.
Rua: Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP
Arquivo Histórico e Iconográfico do Museu Republicano “Convenção de Itu”
PROJETO DOCUMENTOS & DOCUMENTAÇÃO.
Tema: Fotografias das antigas exposições do Museu Republicano.
Datas: entre 18 e 30 de Abril
Horário:  das 8h às 17h
Local:  Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”.
Data: 19/04/2013
Ação Educativa do Museu da Energia – Itu: “Do Estúdio à Fotografia” (também realizada nos dias 23 e 26)
Horário: 10h
Local: Museu da Energia
 Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu/SP
Sarau Republicano – Organizado pelo Museu da Música – Itu, Instituto Cultural de Itu e Secretaria de Cultura de Itu
Horário: 20h
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”,
Data: 20/04/2013
Reunião da Academia Ituana de Letras, com conferência do Prof. Dr. Salvador Carpi Júnior/UNICAMP
Horário: 10h
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, 140, Centro, Itu/SP
Data: 21/04/2013
Concerto da Corporação Musical União dos Artistas,  e Estréia da Banda  Escola Maestro Chiquito ( projeto de formação musical para crianças e jovens de 7 a 21 anos), promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu.
Horário: 11h
Local: Praça Padre Miguel, Centro, Itu/SP
Data: 22/04/2013
Abertura da Exposição: Elias Lobo, compositor republicano.
Horário: 11h
Local: Museu da Música- Itu
Rua: Floriano Peixoto, 480 – Itu/SP
Café com Turismo.
Título: “A Convenção de Itu vista por seus contemporâneos”
Palestrante: Dra. Anicleide Zequini – Museu Republicano/USP
Horário: 18h30
Local: Secretaria de Turismo de Itu
Rua: Barão do Itaim, 211
Centro – CEP: 13.300-160 – Itu/SP
Data: 23/04/2013
Lançamento da obra Painéis de Azulejos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, de autoria de Jonas Soares de Souza (EDUSP)
Abertura da Exposição: Imagens da Convenção de Itu: circulações contemporâneas
Nesta exposição foram reunidas imagens da “Convenção de Itu” na contemporaneidade.  Podemos observar o uso da palavra “Convenção” em diferentes instituições, estabelecimentos e produtos comerciais.
Horário: das 19h à 21h30
Data: 24/04/2013
Ação Educativa do Museu da Música-Itu: “Seresteiros de Itu”
Horário: 8h30
Local: Museu da Música – Itu
Rua Floriano Peixoto, 480 – Itu/SP
Palestra “Um olhar histórico sobre a Convenção de 1873”.
Palestrante: Prof. Carlos Augusto de Campos Valio- Colégio Anglo de Itu
Local: Lojas Maçônicas de Itu
Rua Floriano Peixoto, 276 centro-Itu/SP
Data: 25/04/2013
Ação Educativa: Memórias da “Convenção”
Nesta ação pretendemos levantar junto ao público, diversas memórias acerca da “Convenção de Itu”, reunião republicana realizada em 18 de Abril de 1873 no sobrado sede do Museu.  Na ocasião, os alunos da Escola Municipal “Convenção de Itu” irão apresentar o Hino do Grupo Escolar “Convenção de Itu”, cuja letra foi escrita pela Dra. Maria Lúcia D. M. Caselli.
Horário: 9h e 10h
Sessão de Encerramento
Palestra: A Convenção de Itu e o Museu Republicano.
Palestrante: Profa. Dra. Heloisa Barbuy – Supervisora do Museu Republicano/USP
Horário: 19h30