25/04/2024
HomeEmpregoConselho Municipal do Emprego de Itu é empossado para o biênio 2021-2022

Conselho Municipal do Emprego de Itu é empossado para o biênio 2021-2022

A nova composição do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Comter) de Itu foi empossada durante cerimônia nesta quarta-feira (19), no Auditório da Prefeitura de Itu, na presença do prefeito Guilherme Gazzola e do vice-prefeito, Luciano Ribeiro. Para o biênio 2021-2022, o Comter tem como seu presidente o representante dos trabalhadores, Manoel Neres de Souza e, como vice-presidente, o secretário Municipal do Emprego, Sr. Olavo Volpato. A secretária executiva do Comter é a representante da Secretaria do Emprego, Eliana Aparecida Cardoso dos Santos Carvalho. Também são membros do conselho representantes do Governo Municipal de acordo com a pasta: Secretaria Municipal do Emprego – Iwan Morais Szewczuk (titular) e Rodrigo Macrus (suplente); Secretaria Municipal de Finanças – Silvia Aparecida Carlini (titular) e Paulo Nunes Bicudo (suplente); Gabinete do Prefeito – Rodrigo de Oliveira Previdi (titular) e Adriano de Souza Lopes (suplente).

Como representantes dos trabalhadores, o Comter conta com: Sindicato dos Empregados do Comércio de Itu e Região – SECOM – Gláucia do Prado Boff Rangel (titular) e Carlos Eduardo dos Santos (suplente); Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Itu – SISMI – Francisco Luiz de Souza Freitas Junior (titular) e Benedito Paulo de Almeida (suplente); Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região – Manoel Neres de Souza (titular) e Alessandra Messias de Oliveira (suplente).

Como representantes dos empregadores, o Comter conta com: Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região – SINCOMERCIO – Edison de Freitas (titular) e Carlos A. D’ambrosio (suplente); Associação Comercial e Industrial de Itu – ACII – Murilo de Moraes Tuvani (titular) e Ana Paula Cortes Bastos (suplente) e Sindicato Rural de Itu – Alexandra Mara Vetroni Martins (titular) e Helen Carolina Dias (suplente).

Entre as funções do COMTER está a participação da elaboração de políticas públicas de fomento e geração de oportunidade de emprego e renda, bem como analisar as tendências do sistema produtivo no âmbito do município e seus reflexos na criação de postos de trabalho. No que diz respeito ao trabalho dos representantes do Governo Municipal, no primeiro trimestre de 2021, a cidade contou com saldo positivo acumulado de 1559 vagas de emprego. Uma das causas deste crescimento é a valorização da mão de obra local com a reestruturação do Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) e a criação do novo setor de capacitação, que resulta em qualidade na recolocação dos candidatos. “Este preparo aos candidatos de acordo com o perfil exigido pelas empresas tem sido de suma importância para que este assuma a vaga de interesse. Percebemos que muitas pessoas possuem preparo técnico e, no entanto, algumas dificuldades no momento da entrevista e até mesmo na vivência profissional como um todo. A equipe do “Capacita Itu” é a responsável por este treinamento prévio“, ressaltou o prefeito Guilherme Gazzola.

Itu fechou o ano de 2020 com 10737 MEIs (Microempreendedor Individual) ativas e, no primeiro trimestre de 2021, esse quantitativo atingiu 11274, pressupondo que o empreendedor ituano continua acreditando que a recuperação se dá com trabalho e apoio do setor público. “Acredito que o trabalho conjunto dos representantes do Conselho Municipal do Emprego, principalmente neste momento de sensibilidade econômica causado pela pandemia, será fundamental para alinhamento dos interesses e impulsionamento do mercado de trabalho local”, finalizou Gazzola.