HomeGestões AnterioresComitê de Combate a Queimadas aperfeiçoa capina e limpeza

Comitê de Combate a Queimadas aperfeiçoa capina e limpeza

Equipes realizam serviços de capina e limpeza de áreas públicas

Desde o lançamento do comitê de ação mútua de combate a queimadas, ocorrido em maio último, a Prefeitura de Itu está realizando várias ações visando reduzir e evitar focos de queimadas urbanas e florestais no período de estiagem, que acontece em Itu entre os meses de maio e agosto.

Deste modo, os serviços de capina e limpeza de áreas públicas, por exemplo, estão sendo aperfeiçoados. Agora, após o corte do mato, imediatamente outra equipe junta os resíduos deste trabalho, que é colocado em sacos e recolhidos por um caminhão.

Esta ação evita que o mato seque e que, juntamente com o ar seco, os fortes ventos e a pouca chuva possa ser incendiado, alastrando em focos de incêndios que agravam as doenças e os prejuízos ao patrimônio e o meio ambiente.

O resíduo final resultado da capina de matos na cidade de Itu é direcionado ao pátio de compostagem.  Lá é transformado em adubo orgânico que é utilizado na arborização de ruas, praças, jardins, áreas verdes e hortas orgânicas coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A sociedade pode ajudar e a colaboração de todos os ituanos é extremamente importante. Ao avistar fumaça ou focos de incêndio, deve-se entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil e Bombeiros ligando para os números 199 ou 193.

O Comitê de Combate a Queimadas é facilitado pela Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela articulação entre os parceiros e mobilização da população. Participam deste grupo a Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, responsável pela articulação com Bombeiros e combate via Defesa Civil e também Secretaria de  Obras e Fiscalização, responsável pela fiscalização dos terrenos urbanos e autuações dos focos de queimadas.

O Comitê também conta com o apoio da Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Itu (AR), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Cooperativa Agrícola e Sindicato Rural de Itu.

Após o corte do mato, imediatamente outra equipe junta os resíduos deste trabalho, que é colocado em sacos que serão recolhidos por um caminhão.

Texto e Fotos: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu