05/04/2024
HomeGestões AnterioresComdema discute Cadastro Ambiental Rural

Comdema discute Cadastro Ambiental Rural

O Centro de Capacitação dos Professores (auditório do Paço Municipal) sediou na manhã desta quarta-feira (07/08), reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).

Além de discutir o fundo municipal do Meio Ambiente este encontrou contou com maciça participação de convidados como representantes de escritórios de contabilidade de Itu e ONGs, uma vez que a pauta deste encontro contou com a participação da Caroline Vigo Cogueto, diretora do Centro de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos de Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que falou sobre o Cadastro Ambiental Rural-CAR.

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, o CAR está no âmbito do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar-SP), um registro público eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Na palestra, os presentes conheceram em detalhes os objetivos, funções e facilidades que o CAR proporciona aos produtores rurais, por exemplo: comprovar regularidade ambiental, acesso a crédito rural, aos programas de regularização ambiental, acesso a autorizações e licenciamentos ambientais, planejamento do imóvel rural entre outros.

E para os órgãos ambientais o CAR serve para, conhecer situação dos remanescentes florestais, distinguir entre desmatamento legal e ilegal, facilitar monitoramento e licenciamento, melhorar a gestão ambiental no âmbito rural.

A próxima reunião do Comdema está prevista para acontecer em 04 de setembro.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara