Widget Image
Secretarias
17/08/2022
HomeCISCIS suspenderá rodízio de abastecimento de água por quatro dias no período de festas

CIS suspenderá rodízio de abastecimento de água por quatro dias no período de festas

Abastecimento será normalizado nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2022

O prefeito Guilherme Gazzola anunciou ontem (8) durante transmissão ao vivo no Youtube da Prefeitura de Itu, que a CIS normalizará o abastecimento de água nos dias 24, 25, 26, 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2022. O rodízio no sistema 24h/48h será retomado em seguida caso as chuvas não representem volume 50% superior. “O rodízio é essencial para que consigamos proporcionar estes dias de abastecimento no período de festas. Ainda não atingimos o objetivo de reservação de água em nossas bacias, pois enfrentamos o ano mais quente e seco da história de São Paulo. Em 2021, choveu 42% a menos do que a média de volume de precipitações dos últimos 10 anos e estamos muito preocupados com o futuro”, explicou o prefeito.As represas de Itu operam com média de 54% de sua capacidade, sendo o Mombaça e Pirajibu – que são captações perenes, com 99% de capacidade – Taquaral/Pirapitingui com 75%, Itaim com 50%, São José com 40%, Braiaía com 40%, Gomes com 25%, São Miguel/Varejão com 60% e São Miguel com 50%. “A pergunta que é: Por que, mesmo com estes dados, continuamos em rodízio? Nós temos previsões para comprovar que essa situação não irá se resolver a curto ou médio prazo. Nós percebemos que essa estiagem vai se prolongar e não temos expectativas favoráveis para 2022″, afirmou o prefeito. Outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro – em condições meteorológicas favoráveis – são considerados os meses de recarga das bacias para garantir o abastecimento nos meses mais secos do ano. “Não podemos nos arriscar ao esgotamento dos mananciais, precisamos agir com responsabilidade. A decisão de seguir e manter um rodízio de abastecimento não é fácil, mas é necessária”.
Em comparativo com a região, foram destacados os índices dos mananciais das cidades vizinhas. A represa de Itupararanga (que abastece Votorantim, Sorocaba, Alumínio, Ibiúna, Mairinque e Piedade), por exemplo, opera, atualmente, 16 centímetros abaixo do volume mínimo. A cota mínima do manancial é de 817,50 metros sobre do nível do mar. Hoje, está em 817,34. O nível atual caiu para 20,22% da capacidade do reservatório. Em 24 de novembro, estava em 20,60% (810,40 msnm). Se o nível de chuva continuar neste padrão (cerca de 30%) o reservatório seca até julho de 2022.
Durante a Transmissão Ao Vivo, o prefeito também destacou a recente liberação de R$ 70 milhões pelo Governo do Estado para a construção da Barragem do Piraí, que deve proporcionar maior segurança hídrica para Itu, Indaiatuba, Salto e Cabreúva, as obras de construção ampliação da ETA Rancho Grande, a ampliação da capacidade do Sistema Mombaça, a construção de um novo reservatório no Potiguara, entre outras já concluídas pela CIS.