19/04/2024
HomeGestões AnterioresCidade teve plantio de mais de 4 mil árvores na quarta-feira

Cidade teve plantio de mais de 4 mil árvores na quarta-feira

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itu realizou nesta quarta-feira (27/02) uma série de atividades alusivas ao Dia Estadual e Municipal de Plantio de Árvores Nativas. O plantio é fundamentado na lei que, no município, foi criada pelo ex-prefeito Herculano Passos e, no Estado de São Paulo, pela deputada Rita Passos.

Mais de 1 mil pessoas se envolveram na ação. Alunos de escolas públicas e particulares, associações e moradores de bairros, funcionários públicos e da iniciativa privada, sociedade civil em geral e autoridades plantaram mais de 4 mil árvores (entre nativas e frutíferas) em nove locais de plantio.

O primeiro local de plantio do dia foi o Jardim União, que recebeu 615 mudas de árvores. Em seguida, no Paço Municipal de Itu, educadores de diversas cidades da região, presentes para a Assembléia Regional da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), plantaram duas mudas de ipês amarelos, árvore símbolo do Brasil, com a participação do prefeito Tuíze e de secretários municipais.

Além dessas árvores, também foram plantadas 352 mudas no Jardim Mayard, 500 na Estância Bom Viver, 100 no bairro São Judas, 720 no bairro Itaim, 110 no Portal do Éden e 400 no Santa Maria, totalizando exatamente 4.150 mudas de árvores nativas em Itu.

Preparação

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Otero, o plantio contribuiu para despertar a consciência ambiental de todos. “Colocar a mão na terra, observar minhocas, tirar a muda do saquinho e fazer o plantio são atitudes prazerosas para elas”, afirmou Patrícia. “Além disso, os participantes podem adotar aquelas árvores e cuidar delas, já que muitas das áreas do plantio são próximas das escolas ou locais onde circulam”, acrescentou.

As árvores ainda embelezam a paisagem, ruas e quintais, absorvem o gás carbônico, diminuindo o efeito estufa e liberando oxigênio gratuitamente, um elemento vital para todos os seres vivos, além de servirem de abrigo e alimento para aves e outros animais.

Crédito das fotos: AI Prefeitura de Itu
DA