17/04/2024
HomeEducaçãoCerimônia marca lançamento da Pedra Fundamental da Rede Saber IV no Pirapitingui

Uma obra grandiosa em extensão e, principalmente, em importância para a Educação em Itu está sendo edificada na Vila Martins, na região do Pirapitingui. E, nesta terça-feira (03/05), em cerimônia que emocionou aos presentes, ocorreu o lançamento da Pedra Fundamental dessa obra que trata-se da construção da Escola Municipal em Tempo Integral Rede Saber Unidade IV.

Essa escola será a primeira unidade de ensino integral municipal na referida região. “Eu não tenho dúvida que o nosso slogan – Tempo de Crescer – ganha uma marca fundamental, porque neste momento fazemos o maior investimento da Educação na história de Itu”, enfatizou o prefeito Guilherme Gazzola.

Ele observou que a construção da Rede Saber Unidade IV não é só uma obra feita de ferro e concreto, mas uma obra feita de um projeto educacional acompanhado de um excelente sistema pedagógico e que passará, ainda, por renovação e valorização da carreira do funcionalismo público municipal.

A escola será implantada em um terreno de 20 mil metros quadrados e terá 6.400 metros de área construída. Serão 36 salas de aula e a expectativa é que, em sua primeira etapa, a escola atenda 800 alunos (fase I e II – Pré-Escola até o Quinto Ano). Guilherme Gazzola falou que, ao somar alunos, corpo técnico e diretivo da unidade, se tem uma “cidade” de pequeno porte funcionando dentro de Itu e isso é impactante.

O chefe do Executivo ituano afirmou que a escola será um ambiente acolhedor, propício ao ensino. O prédio contará, entre outros recursos, com salas refrigeradas, sistema de água de reuso e aproveitamento fotovoltaico (para converter energia solar em elétrica).

Ao discursar, o secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior, analisou que a pandemia de Covid 19 mostrou a importância de professores e funcionários para os alunos, que a tecnologia permanecerá entre nós, e que as formas de aprender e de ensinar mudaram sensivelmente. “De uma situação em que o professor é o iluminado, o guia, o sábio, que os alunos devem seguir, estamos passando para um contexto em que o aluno vai à frente, e que a posição do professor é indicar possibilidades, abrir caminhos, gerar curiosidades, instigar, provocar o conhecimento”, ressaltou.

O secretário acrescentou que esse processo é mais difícil do que colocar o conteúdo debaixo do braço e repeti-lo ano após ano. “É mais difícil, mas é muito mais importante e, sem dúvidas, muito mais estimulante e gostoso de fazer. Aluno, do latim, alumni, é aquele que precisa ser alimentado”. E citou Rubem Alves que defendia que para uma boa educação não precisamos nem da faca e nem do queijo, precisamos apenas da fome. “Precisamos que os estudantes venham para a escola com fome de conhecimento, com vontade de aprender. E então nós, professores, seremos a classe mais feliz do mundo”.

Walmir Scaravelli, que lançou o projeto de construção da Rede Saber IV, quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação, compareceu à cerimônia. Ele lembrou que, logo após a inauguração da Rede Saber Unidade I, o prefeito Guilherme Gazzola o alertou que era preciso fazer algo pela educação da região do Pirapitingui. O projeto inovador foi pensado, está sendo executado e Walmir Scaravelli agradeceu por poder participar daquela cerimônia.

Também prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito Luciano Alves Ribeiro, o subprefeito da Regional do Pirapitingui, Douglas William Boschetti, o presidente da Câmara Municipal de Itu, Manoel Monteiro Gomes, vereadores, secretários e diretores municipais, e a dirigente Regional de Ensino, Josi Marie Julio.

Cápsula do tempo

O lançamento da Pedra Fundamental foi marcado pelo descerramento da placa alusiva ao referido marco e pela solenidade da Cápsula do Tempo, que tem como objetivo guardar para o futuro materiais que representem a sociedade ituana atual. A cápsula deverá ser aberta em 3 de maio de 2042, quando completará 20 anos.

Dentro da cápsula do tempo foram colocadas, entre outros documentos e materiais, cartas do prefeito Guilherme Gazzola e do secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior, cédula de dinheiro, documentos, cartinhas de alunos do Ensino Fundamental e desenhos das crianças da Educação Infantil, indicando o que esperam do futuro de Itu, além de livros e apostilas usadas atualmente pelos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, edições de jornais e revistas com a data da cerimônia, máscara de proteção facial utilizada como medida sanitária durante a pandemia de Covid 19 (declarada pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020).