Widget Image
Secretarias
20/05/2022
HomeCulturaCentro Ituano de Letras e Artes é entregue para a população

Centro Ituano de Letras e Artes é entregue para a população

Novo espaço de artes funciona na Praça Conde de Parnaíba, na região central da cidade

O Centro Ituano de Letras e Artes (Cila), localizado na Praça Conde de Parnaíba, Centro, foi entregue para a população na última segunda-feira (18/04). A cerimônia contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola, que destacou a importância da cultura. “Esse ambiente nada mais é do que o respirar cultura”, comentou Gazzola que também parabenizou a todos os envolvidos por transformarem o local que abrigou serviços de saúde, a Apae e a antiga funerária municipal, num espaço que, hoje, planta a memória e a vida de Itu.

O Cila tem o intuito de ser um espaço agregador de diversas linguagens culturais, junto à biblioteca “Professor Olavo Valente de Almeida”, que passa a funcionar no local, onde também serão oferecidas palestras, cursos, contações de histórias entre muitas outras atividades para aproximar crianças, jovens e adultos das artes e da literatura.

O espaço conta com acessibilidade, internet, ambiente seguro e climatizado, onde estão os acervos das bibliotecas, as coleções especiais, hemerotecas e arquivos. Será um ponto entre as escolas, universidades e museus para alcançar um público amplo e diverso, nascendo um novo ponto de encontro de todos os saberes. A secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, Maitê Velho, agradeceu ao prefeito Guilherme Gazzola pela ousadia em transformar um patrimônio que estava em situação deplorável em um ponto de cultura.

O novo equipamento trará uma proposta atemporal, onde o passado e futuro se encontram nos livros, nos quadrinhos, nos discos, pen drives, nuvens, na escrita à mão e no teclado do computador, nos debates, nas rodas de conversa, no design thinking e em processos inovadores que utilizam da história e da tecnologia para caminharem juntos. Mais do que um lugar de guardar histórias, o Cila quer construir histórias baseado nos saberes e nas experiências das pessoas.

Também prestigiaram a cerimônia, entre outras autoridades, o vice prefeito, Luciano Alves Ribeiro, a vereadora Célia Regina Pires de Camargo Rocha, que representou o presidente do Legislativo Ituano, Manoel Monteiro Gomes, secretários e diretores municipais.

Vale lembrar que para quem quiser usar as bibliotecas municipais ituanas, para se associar basta levar uma foto 3×4, um comprovante de endereço e documento com foto, sem custo algum. Cada pessoa pode levar até dois exemplares do acervo por vez, entre livros, histórias em quadrinhos (mangás e gibis) ou revistas e permanecer com eles 15 dias, podendo ser renovado pessoalmente ou por telefone.

Como parte da solenidade de inauguração do Cila houve apresentação do pianista Ricardo Diniz – peça de Villa-Lobos e Mostra interativa “Uma viagem nas décadas de 20 e 30”; sessões de autógrafo com a escritora Nani Mazurchi e com o escritor Márcio Pitliuk; e “A Convenção de Itu vista pelos seus contemporâneos”, diálogo aberto com a Dra Anicleide Zequini.