HomeGestões AnterioresCentro de Convivência Dia para Idosos comemora sete anos

Centro de Convivência Dia para Idosos comemora sete anos

Nesta sexta-feira (05/04) o Centro de Convivência Dia para Idosos, ligado ao Fundo Social de Solidariedade de Itu, realizou uma festa em comemoração ao sétimo aniversário do local, com direito a salgados, bolo, doces, sucos coral e dança. O bolo de aniversário foi confeccionado pela panificadora industrial do Cras Frei Alípio, localizado no Alberto Gomes.

Na ocasião, a primeira-dama e presidente do Funssol, Zélia Vaccari Gomes, destacou a sua alegria em participar da festa de aniversário do local. Familiares e amigos dos idosos também marcaram presença. Também estiveram presentes a deputada estadual Rita Passos, idealizadora do projeto, vereadores, secretários, diretores municipais, integrantes do Grupo da Melhor Idade e professores dos Centros de Referência Social.

O Centro de Convivência Dia para Idosos “Agenor Bernardini” é referência para outras cidades desde sua criação em 2006. Com frequência recebe visitantes de outras cidades que vêm se inspirar no projeto ituano para implantação semelhante em seus municípios.

O prefeito de Itu, Antonio Tuíze, prestigiou a festa e destacou a importância do Centro de Convivência Dia para Idosos. “Vamos continuar com este projeto, criado pela deputada estadual Rita Passos, levando-o em frente com a ajuda dos funcionários que trabalham no local. Não fazemos nada sozinhos, precisamos de uma equipe competente ao nosso lado para que tudo dê certo e isso, temos no Centro de Convivência”, comentou.

O Centro Dia para Idosos possui um corpo de funcionários e voluntários capacitados para dar total atenção e cuidado aos idosos como nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, médico, auxiliar de limpeza, coordenação, cozinheiro, motorista, monitores, terapeuta ocupacional e professores de educação física, artesanato e ensino fundamental. O Centro Educacional Nossa Senhora do Patrocínio também é parceiro do projeto e marcou presença com a professora Edna Paez e o coordenador e Amilton Iatecola, do núcleo de fisioterapia.

Reginaldo Paulo de Campos Silva foi à festa a pedido de Dona Carmem, 92 anos, avó de sua esposa, que pediu para que ele fosse vê-la cantar e dançar. “Eu precisava ir à São Paulo trabalhar, mas diante do pedido dela vim prestigiar. Toda hora ela olha para ver se ainda estou aqui”, disse. Silva ainda comentou que o Centro de Convivência é imprescindível às famílias que não têm onde deixar seus idosos.

“Mesmo que eu a deixe em casa com uma pessoa tomando conta dela, com tantos casos de maldade contra idosos que vemos na TV, tenho medo que a maltratem também. Com ela no Centro de Convivência minha família se sente segura, sem contar que ela adora e até sente falta de vir nos finais de semana”, concluiu Silva.

O Centro de Convivência Dia para Idosos oferece diversas atividades como aulas de crochê, tricô, pintura, decupagem, artes em EVA, ginástica e ensino fundamental. O local também possui sala de administração, quartos de descanso divididos em alas masculina e feminina, cozinha, refeitório, sala de TV e DVD, espaço para atividades físicas e recreativas, sala de artesanato, lavanderia e enfermaria. “Posso ver nos rostos de vocês a satisfação em estar aqui participando desta festa de aniversário”, concluiu o prefeito.

Crédito das fotos: Renata Guarnieri/AI Prefeitura Itu
 RG