24/03/2024
HomeSaúdeCentro de Controle de Zoonoses Itu divulga relatório de atividades

Centro de Controle de Zoonoses Itu divulga relatório de atividades

Um total de 35 animais (22 cães e 13 gatos) foi adotado, mediante Termo de Posse Responsável, durante a Campanha de Adoção de Animais Felinos e Caninos, realizada no sábado (07/04) pela Prefeitura de Itu, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde.

Um fato interessante é que a Campanha tem atraído pessoas de outros municípios. Nesta última edição, por exemplo, dois moradores de Cabreúva, um de Salto e outro de Sorocaba adotaram animais seguindo as orientações do CCZ de Itu. O objetivo da campanha, cujos animais adotados são chipados e têm castrações agendadas, é reduzir o abandono de animais na cidade.

Essa é uma das diversas atividades que o CCZ realiza, tendo sempre como objetivo desenvolver políticas voltadas à saúde pública como um todo e principalmente à prevenção e combate de zoonoses (doenças e infecções transmitidas ao homem por meio dos animais). De acordo com relatório do CCZ localizado na Vila Progresso, em 2017 houve intensificação de alguns procedimentos, de forma especial, a castração para controle de natalidade.

O CCZ promove ainda adoção (548 adoções de cães e gatos em 2017, sendo 482 filhotes e 66 adultos), microchipagem de cães e gatos adotados, atendimento clínico de cães e gatos de munícipes (total de 4.071 atendimentos no mesmo período), atendimento de emergências (atendimentos e procedimentos cirúrgicos de emergência em cães e gatos abandonados e ou de munícipes em vulnerabilidade social, vítimas de atropelamentos – fraturas e amputações).

Outras ações são atendimento de animais vítimas de maus tratos, encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses pela Polícia Militar, Guarda Civil Militar e demais órgãos e munícipes. Ao longo de 2017 foram capturados/recebidos 611 animais (cães e gatos) devido a notificações e denúncias de maus tratos e crueldade extrema em animais domiciliados ou em situação de abandono nas ruas.

Entre as demais atividades do CCZ estão encaminhamento de material para exames realizados em Sorocaba e São Paulo, de animais peçonhentos para o Instituto Butantan, trabalho de conscientização em escolas, Campanha de Vacinação Antirrábica e atendimento aos cães do canil da Guarda Civil Municipal.

Em 2017 foram adotados 548 animais, entre cães e gatos