27/03/2024
HomeGestões AnterioresCanil Municipal ganha sistema de captação de água da chuva para limpeza dos boxes

O Canil da Guarda Civil Municipal, instalado no Parque Taboão, no Bairro Itu Novo Centro, passou a contar recentemente com um sistema de captação de água da chuva, utilizado para a limpeza dos boxes que abrigam os animais.

A estrutura foi construída pelos integrantes do canil e contou com a parceria do setor privado na aquisição de calhas e caixas d’água, com capacidade de armazenamento de mil litros cada uma. No total, foram adquiridas três caixas d’água, totalizando um rendimento de três mil litros, quantidade equivalente para dois meses de limpeza diária dos boxes dos cães.

O sistema capta a água da chuva que cai no telhado, passando por uma calha que a leva até um filtro colocado antes das caixas de armazenamento. O reservatório fica localizado acima da área a ser limpa, despejando a água com pressão nas duas torneiras instaladas dentro do corredor de acesso aos boxes.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto ressalta a necessidade se pensar e agir em prol da economia de água, buscando soluções simples, como a adotada no Canil da CGM, que já está auxiliando de forma significativa, na manutenção diária do recinto.

Texto e fotos: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu