24/04/2024
HomeGestões AnterioresCampanha visa conscientização sobre gestão adequada de resíduos

Campanha visa conscientização sobre gestão adequada de resíduos

Uma campanha de conscientização sobre gestão adequada de resíduos, principalmente os recicláveis, está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cooperativa de Materiais Reciclados de Itu (Comarei), no período de 7 a 18 de março, em alguns bairros do município.

O objetivo dessa campanha é conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, que muito contribui no trabalho de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os bairros contemplados por essa campanha são os que apresentaram maior necessidade de conscientização de seus moradores para a separação dos resíduos.

Para essa mobilização, profissionais das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e da Saúde percorrerão os seguintes bairros: Parque Industrial (09/03), Jardim Agarussi e parte da Vila Nova (10/03), Vila Roma (11/03), Alberto Gomes (14/03), Santa Teresa (15/03), Jardim Padre Bento (16/03), Potiguara (17/03) e Paraíso (18/03). Os primeiros bairros percorridos foram o Jardim Aeroporto (07/03) e o São Luiz (08/03).

Como parte dessa campanha, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente enviou a sucateiros, indústrias, borracharias, Comarei, Secretarias Municipais e Organizações Não Governamentais (ONGs), comunicado em que constam informações sobre os procedimentos para a seleção e descarte dos resíduos sólidos.

Esse documento, que também será enviado para condomínios e membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), menciona a lei federal sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê que todos os geradores são responsáveis pela separação e destino ambientalmente correto.

O comunicado também destaca que a Prefeitura de Itu promove a gestão integrada dos resíduos sólidos, disponibilizando um eficiente sistema de coleta seletiva dos recicláveis (papel, plásticos, vidros e metais) porta a porta e instalação de oito ecopontos para destinação de entulhos, móveis velhos, recicláveis e madeiras.

Os endereços dos ecopontos são: Avenida Abílio Piunti, 300, Jardim Aeroporto; Avenida das Rosas, 1800, Jardim das Rosas; Rua Antenor Faustino, 567, Jardim Santa Rosa; Avenida Carolina Cardin Piunti, 251, Jardim Padre Bento; Avenida do Parque, 251, Jardim Plaza Athenee; Avenida Esperança, 1287, Cidade Nova; Avenida Ernesto Rodrigues, 80, Jardim União; Avenida Antonio Almeida Sampaio, 201, Jardim São Judas.

O material enviado pela Secretaria de Meio Ambiente ainda orienta, por exemplo, sobre o descarte correto de pneus inservíveis e consumo consciente.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu