27/03/2024
HomeSaúdeCampanha de voz acontece neste mês

Campanha de voz acontece neste mês

Nos próximos dias 15, 16 e 17, das 9h às 16h30, acontece no saguão do Paço Municipal, a Campanha de Voz 2013. Haverá orientações sobre cuidados com a voz e também realização de triagem auditiva (teste). A triagem auditiva será efetuada em pessoas com cinco anos ou mais.

A voz é um dos sons mais importantes do corpo humano. Com a voz é possível rir, chorar, cantar e, claro, se comunicar. Por isso, devemos adotar cuidados especiais com a voz como:

• falar sem gritar ou sussurrar, procurar articular bem as palavras

• quando falar, evitar lugares ruidosos para não forçar a voz

• beber muita água (sem gelo) para hidratar o aparelho fonador e evitar as bebidas alcoólicas

• não fumar, não pigarrear

• preferir alimentos leves como frutas, legumes e verduras, não condimentados e não gordurosos ou fritos

• ter uma boa noite de sono também contribui para termos uma boa voz (é importante dormir aproximadamente oito horas por dia)

A orientação da equipe do serviço de Fonoaudiologia da Secretaria da Saúde de Itu é que, ao perceber anormalidades em sua voz, como rouquidão por mais de 15 dias, é preciso procurar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.

O serviço municipal de Fonoaudiologia está localizado na Rua Adelino Xavier da Silveira, 105, Vila Nova. Mais informações podem ser obtidas pelo número 4013-3252.AE