17/03/2024
HomeSaúdeCampanha de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira

Campanha de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) começa nesta segunda-feira (23/03) e o primeiro grupo a ser imunizado será o constituído por pessoas com 60 anos de idade ou mais e profissionais de saúde das redes pública e privada. Em Itu, a vacinação, que prossegue até dia 22 de maio, ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em escolas, creches e também na Prefeitura, conforme cronograma abaixo.
“A decisão de utilizar as escolas e o prédio da Prefeitura para a campanha de vacinação foi tomada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Dessa forma, teremos espaços mais amplos que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o que facilitará o distanciamento necessário entre as pessoas e também não aumentaremos o fluxo de pacientes nesses serviços que funcionam normalmente”, explicou a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.

A exemplo dos outros anos, a campanha será dividida em etapas e, em 2020, terá o dia “D” de mobilização nacional em 9 de maio. Os demais grupos contemplados pela campanha são:
2ª etapa – a partir de 16 de abril: professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, forças de segurança e salvamento
3ª etapa – a partir de 9 de maio: crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adultos na faixa etária de 55 a 59 anos
“É importante que as pessoas procurem os pontos de vacinação somente em suas respectivas etapas. Precisamos evitar aglomerações desnecessárias neste momento de pandemia de Covid-19. Seguiremos à risca as etapas da campanha, conforme determinação do Ministério da Saúde, e contamos com a compreensão de todos”, acrescenta Janaina.

Confira os locais de vacinação de acordo com as Unidades Básicas de Saúde de sua referência:
UBS 01: Emefei Profa Rachel Steiner Leitão, Rua Corintho Luís D’Onofrio, 25, Jardim Alberto Gomes
UBS 02: Emef Dr Francisco Ursaia, Rua Dr. Itagiba Vilassa, 340, Vila Martins
UBS 03: Creche Municipal Lucy Franco Montoro, Avenida Dr. Ulysses de Moraes, 326, São Judas Tadeu
UBS 04: Emef Prof Lourenço Carmignani, Rua Joaquim Scalet, s/n, Jardim das Rosas
UBS 05: Emef Profa Aparecida Beatriz Cristofoletti Pionti, Rua Antonio Joaquim Leme, 15, Vila Prudente de Moraes
UBS 06: Emei Sylvia Covas, Rua Paulo Steiner, 131, Vila Bandeirantes
UBS 07: Emef Monsenhor Camilo Ferrarini, Rua Acácio Honório, 100, Cruz das Almas
UBS 08: Emef Prof Firmino O. do Espírito Santo Júnior, Rua Dr. Custodio Pinto Sampaio Neto, s/n, Jardim Corazza
UBS 09: Prefeitura de Itu (auditório), Avenida Itu 400 Anos, 11, Itu Novo Centro
UBS 10: Emei Abriza Demétrio Assaf, Rua José Carlos Moreno, 88, Vila Progresso
UBS 11: Emef Profa Carolina de Moraes Macedo, Rua Penápolis, s/n, Cidade Nova