27/03/2024
HomeSaúdeCampanha de Adoção de Animais acontece este sábado

Campanha de Adoção de Animais acontece este sábado

Neste sábado (07/05), das 9h às 14h, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), acontece mais uma edição da Campanha de Adoção de Animais. Quem quiser adotar um cão ou gato, filhote ou adulto, deve se dirigir ao CCZ, na Avenida Sete Quedas, 1038, Vila Progresso, portando um documento de identidade e comprovante de residência.

Durante as campanhas de adoção, a equipe do CCZ ministra palestras sobre posse responsável, informando sobre os cuidados que se deve ter com os animais. Pessoas que tenham o interesse em conhecer o CCZ podem participar, durante os dias de campanha de adoção, de visita monitorada que mostra toda a infraestrutura (canil e gatil, centro cirúrgico e Departamento de Animais Peçonhentos) e a função do CCZ.

Os animais trazem diversos benefícios para as pessoas, independente da faixa etária, como melhora nos relacionamentos, diminuindo o estresse e a solidão. Além de serem ótimas companhias para a prática de atividades físicas, estudos são realizados sobre o auxílio dos animais às pessoas na recuperação de traumas e doenças.

Entre as ações do Centro de Controle de Zoonoses estão a castração e vermifugação gratuitas, destinadas a animais que foram adotados. Todos os cães e gatos adotados recebem ainda um microchip para serem monitorados, recurso utilizado por poucos municípios e que visa diminuir o número de animais abandonados na cidade. Esse recurso também é um banco de dados com informações sobre as medicações recebidas pelo animal.

Existem outras iniciativas do CCZ que também contribuem com o bem-estar animal. Uma delas é a campanha de apadrinhamento, que beneficia os cães adultos que ainda não foram adotados. Por meio dessa campanha, o padrinho do cão vai até o CCZ para cuidar do animal, banhá-lo e escová-lo, além de levá-lo para passear nas dependências do referido serviço.

Vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses realiza permanente campanha de adoção de animais. Interessados podem se dirigir até o local, de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 16h, para adotar cães e gatos, filhotes e adultos, mediante apresentação obrigatória de documento de identidade e comprovante de residência.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu