HomeEmpregoCaged aponta saldo positivo de empregos em Itu

Caged aponta saldo positivo de empregos em Itu

Imagem mostra um gráfico com os indicadores do Caged, com saldo positivo na geração de empregos para Itu.

Segundo divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade de Itu continua mantendo saldo positivo na geração de emprego, os dados oficiais são referentes ao primeiro trimestre de 2023. O levantamento mostra um saldo positivo de 164 novas vagas, registrando 2.223 admissões, com carteira assinada e 2.059 demissões neste período. Com isso, o saldo positivo registrado pelo Caged no município foi superior ao alcançado por outros municípios como Cabreúva e Porto Feliz, que tiveram 94 e 59 vagas geradas, respectivamente.

Para o secretário municipal de Emprego e Renda, Olavo Volpato, o desempenho positivo se deve, em parte, às ações desenvolvidas pela pasta em conjunto com parceiros como, por exemplo, as atividades do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), da Sala do Empreendedor e do Sebrae Aqui, que conta atualmente dom três unidades abertas no município. “A confiança do empresariado e dos comerciantes na atual gestão se reflete nos números revelados pelo Caged e em outros indicativos de aquecimento do mercado”, comentou.

As vagas disponíveis no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador de Itu) são diariamente atualizadas e todos podem acessar através do link:

Itu no Agronegócio

Ainda sobre as ações realizadas pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Emprego e Renda, o município deu início às tratativas no APL (Arranjo Produtivo Local), que é um agrupamento de empresas que objetivam melhorar o desempenho produtivo com práticas de cooperação, interação e treinamento, no segmento Agrotech. Itu vê possibilidades de APL também para os ramos Metalmecânico, Energias Renováveis e Mestre Cervejeiro.

O ingresso no programa APL reflete no desenvolvimento da economia regional e em ganhos em competitividade e escala entre os participantes. Os APLs podem possibilitar, por exemplo, o uso compartilhado de maquinário, a organização de treinamentos e capacitações conjuntas de mão-de-obra com a respectiva divisão de custos.