22/03/2024
HomeGestões AnterioresCafé da manhã visa aproximação com moradores em situação de rua

Café da manhã visa aproximação com moradores em situação de rua

Como acontece semanalmente às segundas-feiras, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferece, em suas dependências, um café da manhã para moradores em situação de rua.

Nesta segunda-feira (03/06) participaram do café da manhã o prefeito de Itu, Antonio Tuíze; o vice-prefeito Neto Beluci; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu, Zélia Vaccari Gomes; o chefe de gabinete, Dito Roque; o secretário municipal de Saúde, Manoel Monteiro Gomes e a secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida.

Na ocasião os moradores em situação de rua puderam, além de tomar o café da manhã, participar de uma atividade artística. O objetivo desta ação é estreitar relações interpessoais e comunitárias das pessoas que utilizam os espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência para inseri-los na rede de serviços de proteção socioassistenciais e demais políticas públicas setoriais, conforme as necessidades.

Por meio de uma equipe especializada que inclui  Educadores Sociais, Assistentes Sociais e psicólogos, o Creas desenvolve um amplo trabalho de atendimento, apoio, orientação e acompanhamento dos moradores em situação de rua.

Dentre as ações, são destaques além do café da manhã, suporte para acesso à documentação pessoal, encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais, distribuição de kits de higiene, acesso a benefícios sociais e programas de transferência de renda, entre outros que contribuem para restaurar a autoestima e autonomia.

Texto: Renata Guarnieri e Daniel Assis de Alcântara
Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu