18/04/2024
HomeObrasBoulevard Floriano Peixoto torna-se espaço de convívio social no centro histórico de Itu

Entregue oficialmente nesta terça-feira (04/08), o Boulevard Rua Floriano Peixoto é um novo e agradável espaço social de convívio que garante mais conforto a pedestres e condições para a contemplação dos imóveis tombados pelo patrimônio histórico nesse ponto da cidade. A instalação do Boulevard Rua Floriano Peixoto oferece acessibilidade a cadeirantes e pessoas com limitações de mobilidade.

O prefeito Guilherme Gazzola enfatizou que a atual administração municipal sempre acreditou que era possível revitalizar a Rua Floriano Peixoto. Mencionou as etapas dessa ampla revitalização como o projeto de fachadas, a troca de tubulação, a pavimentação asfáltica e o boulevard. Enfatizou que a Prefeitura não é feita de uma única Secretaria, mas de todas as pessoas que estão envolvidas numa Itu melhor.

O presidente do Legislativo ituano, Ricardo Giordani, afirmou que a coragem é a marca do governo Guilherme Gazzola; “a coragem de mudar, a coragem de fazer uma cidade melhor”. Acrescentou que o centro está renovado, um fomento ao comércio e turismo.

O diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Mobilidade Urbana e Rural, Hélio Tomba, ressaltou que o Boulevard Floriano Peixoto é uma obra cujo projeto nasceu e foi executado pela equipe da pasta que ele representa. Destacou que o trabalho foi realizado com prazer e amor, baseado no exemplo de carinho por Itu que é dado pelo prefeito Guilherme Gazzola. Ele também agradeceu a todos os envolvidos com o projeto, de modo especial à equipe da Divisão de Sinalização Viária e à assessora superior da referida Secretaria, Gabriella Guimarães.

Em seu discurso, a diretora municipal de Obras, Ana Paula Quinteiro Capelli, falou que é possível notar que a população já se apropriou do Boulevard e que essa é a marca de sucesso de um projeto urbanístico.

Também estiveram presentes à cerimônia de entrega do espaço o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Mobilidade Urbana e Rural, Hércules Ferrari Domingues da Silva, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Inspetor Rovaldo Martins Leite, vereadores, secretários e diretores municipais.

Boulevard

Ao todo são seis quadras da Rua Floriano Peixoto, compreendidas entre os cruzamentos com as ruas Garcia Moreno e Barão do Rio Branco, que atingem cerca de 800 metros. Nesse trecho estão disponibilizadas 8 vagas de carga/descarga/embarque/desembarque, 5 vagas de idosos, 6 vagas de deficientes, 6 vagas rotativas e 2 vagas para viaturas. Antes do Boulevard eram 20 vagas especiais e, agora, esse número aumento para 27. Foram criadas vagas para motocicletas na Praça Padre Anchieta (Bom Jesus), Rua Madre Maria Theodora e Rua Sete de Setembro. O espaço de vagas da Praça da Independência (Praça do Carmo) foi mantido.

Também foram instalados bicicletários e cinco bebedouros para humanos e pets, distribuídos nas quadras com maior circulação de pessoas e nas proximidades das agências bancárias.

A expectativa da Prefeitura é que, com a implantação da via compartilhada, as atividades na rua sejam estimuladas (como socializar, fazer compras, descansar e criar áreas de convívio) e ao mesmo tempo manter o acesso veicular, com ênfase no espaço destinado aos pedestres, resgatando o conceito de “Cidade do Interior” na medida em que a multifuncionalidade do espaço favorece a realização, em datas ou períodos especiais, de eventos culturais e/ou turísticos (exposições/feiras, shows musicais, eventos teatrais, gastronômicos, festas religiosas, contemplação dos imóveis tombados e/ou com valor histórico ou arquitetônico, entre outros), consequentemente aumentando a segurança do pedestre e do comércio.