HomeCulturaBanda do Carmo e teatro animam domingo na praça

Banda do Carmo e teatro animam domingo na praça

No próximo domingo (30/11) a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, oferece a partir das 11h, duas atrações gratuitas para todas as idades na Praça Padre Miguel (Matriz).

A primeira delas é a apresentação da Banda Nossa Senhora do Carmo, a conhecida Banda do Carmo, com mais de seis décadas de existência. Fundada em 1952 por Frei Eustáquio, conhecido religioso da cidade, o grupo de músicos iniciou suas atividades com a Congregação Mariana de Nossa Senhora do Carmo e, até hoje, faz suas apresentações em praças e procissões.

Logo em seguida, por volta de 12h, será realizado o espetáculo “Teatro Lambe-lambe: O Pequeno Grande Teatro”, da Cia Mala Caixeta de Teatro Surpresa. A apresentação conta com três caixas apoiadas sobre um tripé onde, um espectador por vez, assiste a espetáculos em miniatura de curta duração inspirados em clássicos da literatura Mundial como “Os Lusos”, “A Selva” e “O Seco”.

O teatro lambe-lambe é uma das várias manifestações das quais se constituem o teatro de animação contemporâneo. As apresentações acontecem dentro de uma caixa, por meio da manipulação de bonecos ou objetos, e para um único expectador por vez. Além disso, as apresentações possuem um curto tempo de duração.

Em “Os Lusos”, desbravando os mares nunca antes navegados, um navio parte rumo às Índias e no percurso enfrenta monstros marinhos e outros perigos até chegar à cidade de Calicute. Em “A Selva”, em plena selva tropical, o índio Peri luta com onças bravas e perigosos bandeirantes e, com tantos desafios encontra a jovem e bela Ceci. Já em “O Seco”, no árido do sertão, uma família parte em busca de uma vida melhor rumo à cidade grande.

Esta proposta foi contemplada com o Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) 2013 e prevê apresentações itinerantes em praças, ruas e parques de São Paulo, litoral e interior do estado e Itu foi uma das escolhidas.

Texto: Renata Guarnieri

(25/11/2014)