HomeMeio AmbienteAvenidas da cidade recebem novas mudas de árvores

Avenidas da cidade recebem novas mudas de árvores

Durante a última semana a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Itu realizou plantio e replantio de espécies nativas em avenidas da cidade. Pensando em estabelecer corredores ecológicos, a cidade tem investido no plantio de árvores em diversos locais, respeitando normativas técnicas como a escolha das espécies nativas adequadas e a diversidade.
A Avenida Itu 400 Anos, recebeu cerca de 25 mudas, a Avenida Siro Palenga foram 440 e na Avenida Wolko Orni Yedlin, 20 mudas. As espécies escolhidas foram ipês, quaresmeiras, oiti, aroeira pimenteira e mirindiba-bagres, todas com florescência exuberante e que no futuro oferecerão uma paisagem muito bonita para as avenidas. Também foram instaladas placas para sinalizar que essa área será uma Floresta Urbana, nome dado quando ruas inteiras são arborizadas.
A seleção das espécies considera a capacidade de adaptação, sobrevivência e desenvolvimento no local do plantio, além de características como porte, tipo de copa, folhas, flores, ausência de frutos, hábito de crescimento das raízes, ausência de princípios tóxicos, adaptabilidade climática, resistência a pragas e doenças, tolerância a poluentes e a baixas condições de aeração do solo.
A arborização urbana traz diversos benefícios para população, não somente ambientais e sociais, mas também melhorando a qualidade de vida e a saúde física e mental. Arborizar não é somente plantar árvores em espaços públicos e áreas particulares, é criar áreas verdes para recreação e proteger esses locais.

Espaço árvore
A população que também quiser colaborar com o plantio de árvores pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e pedir orientações quanto a melhor espécie a plantar em sua calçada ou quintal.
Para o plantio em calçadas agora existe o Espaço Árvore. As árvores plantadas nas calçadas de Itu deverão ter um canteiro padronizado de dois metros por 80 centímetros, para calçadas com dois metros de largura. O tamanho do canteiro significa muito para a nutrição da árvore e contribui para que não levante as calçadas, pois sua área permeável faz com que as raízes respirem e absorvam água, sem precisar estourar a calçada.
Um levantamento realizado de quantos Espaços Árvore estão inadequados nos bairros São Luiz, Jardim Aeroporto, Jardim Paraíso I e Bairro Brasil constatou 495 espaços inadequados. A partir desse dado funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente visitarão os moradores para que, mediante autorização, permitam que os canteiros sejam adequados. No bairro São Luiz cerca de 30 já foram refeitos.
O Espaço Árvore é normatizado por meio da Lei Municipal 2010 de 2018.