HomeSaúdeAutoridades participam de entrega de próteses dentárias

Autoridades participam de entrega de próteses dentárias

Por meio de mutirão iniciado em outubro de 2021, Prefeitura já entregou 536 peças protéticas

Um total de 19 pessoas recebeu, na manhã desta terça-feira (17/05), próteses dentárias confeccionadas pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A entrega, que ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. Waldomiro Fernandes Ferreira, contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola, da secretária de Saúde de Itu, Janaina Guerino de Camargo e da dentista e coordenadora do serviço de Odontologia do município, Maíra de Paula Leite Battisti.

Com a entrega de hoje, o setor disponibilizou, por meio de mutirão que teve início em outubro de 2021, 536 peças protéticas, beneficiando 290 pessoas. O prefeito Guilherme Gazzola, dentista por formação, comentou que como a perda de dentes afeta a saúde bucal de uma pessoa, a colocação de prótese dentária, mediante avaliação de profissionais da Odontologia, é um recurso extremamente importante. Diversos problemas de saúde estão relacionados à perda dos dentes e podem ser amenizados ou até resolvidos com o uso correto das próteses.

O serviço de prótese dentária se destina às pessoas que tiveram perdas dentárias por diversos motivos e necessitam de reabilitação protética para a reposição desses dentes. Não há limite de idade para o paciente, desde que haja condições favoráveis para a confecção e instalação das próteses. A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Saúde, oferece dois tipos de prótese: a Total (dentadura) para quem perdeu todos os dentes da boca, e a Parcial para quem ainda possui alguns dentes e necessita de reposição de parte deles. Ambas as próteses são do tipo removível.

Para obter a prótese, o paciente é encaminhado ao setor específico, após avaliação odontológica em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Essa avaliação também verifica se há necessidade de algum tratamento odontológico antes da colocação das próteses. As UBS que contam com atendimento odontológico são 01 – Jardim Convenção, 02 – Jardim União, 03 – São Judas Tadeu, 04 – Jardim Vitória, 05 – Jardim do Estádio, 08 – Centro, 10 – Residencial Villa Tonica, 13 – Portal do Éden, e 15 – Residencial Potiguara.

É importante destacar que os dentes são um importante elemento para a melhor qualidade de vida das pessoas. A perda dos dentes interfere em diversos aspectos da vida como a fala, mastigação e autoestima. A ausência dos dentes pode ocasionar dificuldade de mastigar alguns tipos de alimentos e isso pode prejudicar a alimentação do paciente, além de poder ocasionar algumas alterações na articulação da boca (a ATM) e gerar dores na região.

A ausência dos dentes também pode dificultar a articulação de algumas palavras que dependem dos dentes para serem produzidas. A perda dos dentes, além de interferir em aspectos funcionais, pode prejudicar o aspecto emocional e a autoestima do paciente, gerando desconforto na hora de sorrir e sociabilizar. Desta forma, a reabilitação protética melhora de forma geral a qualidade de vida do paciente que tem a perda dentária.