14/04/2024
HomeSaúdeAutoridades municipais e pastores visitam obras na área da saúde

Autoridades municipais e pastores visitam obras na área da saúde

Na tarde desta quarta-feira (29/04), o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, coordenou a visita às obras que estão sendo realizadas na área da saúde em Itu. Estiveram presentes o presidente do Conselho de Pastores (AME – Associação Ministro do Evangelho), pastor José Ferreira da Silva, e os pastores Adalberto Bueno de Camargo (Igreja Metodista Wesleyana), Antonio Marcos da Silva (Ministério Apostólica Kairós), Benedito Antonio Apendino (Igreja Sem Fronteira) e Luiz Carlos Augusto (Igreja do Evangelho Quadrangular). O vice-prefeito Neto Beluci, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Zélia Vaccari Gomes, também acompanharam a visita.

Na oportunidade, o grupo acompanhou de perto as obras de reforma das Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde) que estão em andamento. Estão em reforma a UBS 03 (São Judas), UBS 07 (Santa Terezinha), UBS 09 (São Luís) e UBS 12 (Jardim Novo Mundo). Já a UBS 10 (Progresso/Vila Tonica) e UBS 13 (Portal do Éden) ganharão prédios novos. Além disso está prevista mais uma UBS, a 16ª da cidade, no São Camilo.

UPA Nossa Senhora Aparecida

Durante a visita, o grupo conheceu as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida, que deverá ser entregue ainda este ano. A estrutura contempla dois pavimentos, em 1.300 metros quadrados, atendendo todas as exigências do Ministério da Saúde.

Os pastores e as autoridades puderam conhecer as reformas das UBSs instaladas nos bairros São Luiz e Santa Terezinha e a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde situada no bairro São Judas, onde funcionará também o Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). Em seguida, a comitiva visitou a Unidade Básica de Saúde localizada no bairro Alberto Gomes, cujo novo prédio foi inaugurado no final do ano passado.

Segundo o secretário, outros três novos prédios serão construídos. “Um deles abrigará a 16ª Unidade Básica de Saúde, que será inaugurada no bairro São Camilo. Os outros dois prédios passarão a acomodar as Unidades já existentes na Vila Progresso/Vila Tonica e Portal do Éden”.

Ele ainda comentou que Itu possui, atualmente, 15 Unidades Básicas de Saúde que juntas totalizam uma média de 13 mil atendimentos médicos/mês nas especialidades de Clínica Geral, Ginecologia e Pediatria. Destacou que os Pronto Atendimento Municipais (PAMs) também registram números expressivos de atendimentos. No PAM localizado no bairro Padre Bento, a média é de 8 mil atendimentos/mês; já no PAM situado na Vila Martins, a média é de 10 mil atendimentos/mês.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(30/04/15)