19/04/2024
HomeMeio AmbienteAutoridades locais participam de plantio durante a Semana da Árvore

Autoridades locais participam de plantio durante a Semana da Árvore

O prefeito Guilherme Gazzola, o vice-prefeito Luciano Ribeiro e a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Veronica Sabatino participaram do plantio de ipês realizado na última terça-feira (21/09), na Rua Santana, Centro, como parte das comemorações da Semana da Árvore. Um dos motivos da escolha do local foi a lembrança de alguns ituanos de que a rua era repleta dessas árvores, aproveitando a ocasião para repor os exemplares.

A ação ocorreu em frente ao Centro Municipal de Línguas (Cemul) e contou com a presença dos alunos do local e do Colégio Forte Castelo. Em seguida foi realizado o plantio na calçada do Centro de Referência da Mulher (CRM), com a presença da enfermeira e coordenadora do local Carolina Tegão e da enfermeira Karina Barreto do Nascimento. Além desses exemplares, outros seis foram plantados na mesma rua.

Os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente também estão passando pelas casas da Rua Santana para incentivar os moradores a fazerem o plantio de mais exemplares de ipês e a realização do Espaço Árvore nas novas mudas e também nas já existentes.

As árvores plantadas nas calçadas de Itu deverão ter um canteiro padronizado de dois metros por 80 centímetros para calçadas com dois metros de largura. O tamanho do canteiro significa muito para a nutrição da árvore e contribui para que não levante as calçadas, pois sua área permeável faz com que as raízes respirem e absorvam água, sem precisar estourar a calçada.

Qualquer munícipe que quiser orientações quanto a realização do Espaço Árvore pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo telefone (11) 4025-1412, as 8h30 às 16h30 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A Semana da Árvore prossegue até o dia 25 de setembro com diversas atividades, principalmente online. Confira:

22 de setembro
Dia do Rio Tietê
8h – Lançamento virtual da segunda parte do vídeo “História do abastecimento de água em Itu e as conquistas para a cidade¨
Local: Facebook da Prefeitura de Itu

14h – Lançamento virtual do projeto “Revitalização da Estrada Parque e despoluição do Rio Tietê”

23 de setembro
8h – Exibição da sequência de vídeos “Conhecendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030
Local: Youtube da Prefeitura de Itu

15h – Palestra virtual com o Professor e engenheiro florestal Luiz Octavio de Lima Pedreira –  A importância da Arborização Urbana e os serviços ambientais
Local: Youtube da Prefeitura de Itu

24 de setembro