21/03/2024
HomeCulturaApresentações artísticas reúnem centenas de pessoas no final de semana

Apresentações artísticas reúnem centenas de pessoas no final de semana

Na noite da última sexta-feira (06/11), no Espaço Fábrica São Luiz, a Secretaria Municipal de Cultura de Itu e o Museu da Música – Itu, realizaram a Perfomance Cultural “Viola, Folia e Vida Paulista”, com o Coral Vozes de Itu.

A apresentação contou com um público de cerca de 200 pessoas que se emocionou com a música, poesia e dança apresentadas pelo coral. O evento teve o objetivo de valorizar a vida tradicional paulista, suas manifestações de raiz, o interesse pela música caipira, sua origem e o uso na tradição cultural paulista.

O roteiro, assinado pelo Museu da Música – Itu, trouxe intervenções especialmente escritas pela professora Durce Gonçalves Sanches, da Academia Ituana de Letras (Acadil) e teve a participação especial do ator Nilo Dias Pereira e da percussionista Yara Oliveira.

“Um dos principais objetivos da Secretaria de Cultura é apoiar a preservação e a difusão das expressões culturais de Itu e por meio das apresentações dos grupos e artistas da cidade, estamos mantendo viva essa cultura tão peculiar”, comentou a secretária de Cultura Allie Marie Queiroz.

Já no sábado (07/11), cerca de 60 pessoas estiveram no Centro de Estudos do Museu Republicano, para prestigiar o Soirée Musical que apresentou obras de compositores europeus e brasileiros. A iniciativa foi uma ação conjunta entre o Museu da Música – Itu, a Secretaria Municipal de Cultura de Itu e o Museu Republicano “Convenção de Itu”/Usp, a fim de lembrar a programação musical dos banquetes oferecidos a políticos durante o mandato do Governador do Estado de São Paulo e presidente da República, Washington Luís Pereira de Souza. O programa musical, que reuniu árias e duetos de óperas do século XIX.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(09/11/15)