24/03/2024
HomeGestões AnterioresAlunos de arquitetura e urbanismo conhecem prédio da Prefeitura de Itu

Alunos de arquitetura e urbanismo conhecem prédio da Prefeitura de Itu

Cerca de 25 alunos e dois professores de arquitetura e urbanismo da Universidade Ibirapuera, da capital paulista, participaram na última sexta-feira (06/11) de uma visita monitorada ao prédio do Centro Administrativo Municipal ituano.

Os alunos vieram conhecer o prédio verde e ver na prática o que aprendem em sala de aula. “Às vezes nós falamos e parece que estamos romanceando e hoje eles estão vendo que tudo que dizemos está sendo explicado aqui, que é possível”, comentou a professora Claudete Gebara Callegaro.

Os estudantes foram acompanhados pela coordenadora de educação ambiental, Valéria Rusticci, e percorreram os andares do prédio conhecendo o telhado verde, a redução do consumo de energia, o reaproveitamento da água, o uso de materiais certificados, a gestão integrada dos resíduos, entre outros itens.

A professora também contou que ficou sabendo do que Itu possui um prédio verde em uma reunião da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, quando foi citado que a cidade é um município com selo Verde Azul. “Ligamos para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e tivemos retorno rápido. Agendamos a visita e os alunos estão eufóricos com o que estão vendo, não só o prédio, mas toda gestão de resíduos”, conclui Claudete.

Os alunos também conheceram o Parque do Varvito, o Centro Histórico e a Fazenda Cana Verde.

Visitas monitoradas

Interessados em conhecer os detalhes que fazem do Paço Municipal, um Prédio Verde, a gestão de resíduos entre outros, podem participar das visitas monitoradas que devem ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (11) 4025-1412 ou pelo e-mail [email protected].

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu