HomeCulturaAlunos da Emia Manolo Santoro participam de aula integrada

Alunos da Emia Manolo Santoro participam de aula integrada

Os alunos da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Manolo Santoro participaram de duas aulas integradas que reuniram as crianças e adolescentes dos cursos de música, teatro e desenho que são oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura, na Casa da Praça.

Durante a primeira aula integrada, os alunos participaram de uma performance com exposição de quadros de autoria do professor Luciano Luz e de uma encenação de “teatro de objetos” pela professora Fernanda Audrila, que foi acompanhada ao violão pelo professor José Euclésio.

O professor Luciano contou sobre a técnica do classicismo em suas obras, a professora Fernanda falou do termo clássico em teatro e o professor José Euclésio sobre o empréstimo do mesmo termo para a música com embasamento teórico.

Também foi realizada uma dinâmica de grupo pelo professor José Euclésio com o objetivo de descontrair e promover a cooperação de cada indivíduo dentro do trabalho em grupo, reforçando ainda a importância da concentração, controle da atenção para a realização do mesmo.

Já durante a segunda aula houve uma introdução musical com o intuito de que os alunos participassem de exercícios de relaxamento, para pensar o corpo em função da arte. Foram exercitadas a percepção do som ambiente dentro e fora da escola com o objetivo de perceber a multiplicidade dos sons, entender o som como material para ser trabalhado em função de uma linguagem. Houve ainda dinâmica com objetos sonoros, com a finalidade de manter vários sons em produção concomitante sem perder a atenção e concentração no fazer artístico. Ao final os alunos refletiram sobre música como linguagem, resultante do trabalho com o material sonoro.

As crianças e adolescentes participaram de jogos teatrais, experimentação cênica, introdução a história do Casarão onde funciona a escola e objetivos da aula integrada.

Os professores estão programando mais aulas integradas para que os alunos se conheçam e se interem sobre os demais cursos que existem no local.

Texto e foto: Decom/Prefeitura Itu