24/04/2024
HomeSegurançaAgentes de trânsito prosseguem contagem veicular em Itu

Agentes de trânsito prosseguem contagem veicular em Itu

O levantamento auxiliará no planejamento do tráfego, podendo influenciar na programação de semáforos e mudanças de mão

Agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal realizam a contagem veicular nos principais cruzamentos de Itu. O trabalho, que está em fase final, foi iniciado há 60 dias. Esse tipo de levantamento, que não era realizado há mais de 20 anos, tem como finalidade agrupar dados que possam ser utilizados para melhorar a eficiência do tráfego.

Os agentes realizam a contagem dos veículos em horários e trechos diferentes, visando a utilização dessas informações no planejamento viário. “O tempo de parada dos semáforos e até alterações nas mãos de direção podem ser modificados a partir dos resultados desse estudo”, explica Hélio Tomba, diretor de Trânsito da Prefeitura de Itu.

As informações coletadas pelos agentes são inseridas em um programa de computador específico para cálculos e simulações do tráfego, disponibilizado por uma empresa contratada pela Prefeitura para a realização dessas análises. “Nossa finalidade é tornar as ruas mais seguras para pedestres e motoristas, além de melhorar a fluidez dos veículos que circulam pela cidade”, complementa do diretor.