14/04/2024
HomeGestões AnterioresAgência Reguladora promove consumo e práticas sustentáveis

Agência Reguladora promove consumo e práticas sustentáveis

Inspirada no comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade e nos cumprimentos das diretivas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) pela Prefeitura Municipal de Itu, a Agência Reguladora dos Serviços Delegados (AR-Itu), mesmo estando localizada fora do prédio verde da Prefeitura, está adotando diversas ações sustentáveis na busca de conscientizar seus servidores públicos municipais.

Desta forma, a AR-Itu já está utilizando coletores diferenciados para materiais recicláveis, orgânicos e rejeitos, papel reciclado para impressão e todo o prédio aboliu o uso de copos descartáveis, adotando apenas copos de vidro e canecas de porcelana.

Ações de sustentabilidade no âmbito local têm sido cada vez mais um diferencial do governo atual, onde os gestores públicos passam a ser os principais atores de mudança. Recentemente, em julho deste ano, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte mesmo ficando fora do prédio verde da Prefeitura, realizou um amigo secreto da caneca, incentivando todos os seus funcionários a não mais utilizarem copos descartáveis.

Embora esta ação possa parecer pequena e simples, realizada diariamente, o resultado final surpreende. Considerando que cada indivíduo pode chegar a utilizar até 10 copos descartáveis por dia (utilizados para o consumo de água ou café) e que no prédio da AR-Itu trabalham 18 funcionários, o número de copos descartáveis que deixarão de ser utilizados pode chegar a 180 copos por dia, ou 5400 copos mês, o que dá um saldo de quase 65 mil copos economizados em um ano.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara e AR-Itu