HomeSaúdeAção marca início de programação do Mês Mundial da Doença de Alzheimer

Ação marca início de programação do Mês Mundial da Doença de Alzheimer

Na manhã da última quinta-feira (10/09), representantes da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) e da Home Angels – Cuidadores de Pessoas, e a geriatra Naiara Silvestre Ribeiro estiveram no Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM), orientando os presentes sobre sinais de alerta do Alzheimer. A ação, que recebe apoio da Secretaria Municipal da Saúde e contou com orientação e distribuição de folhetos sobre a doença, integra a programação para o Mês Mundial da Doença de Alzheimer.

Ainda como parte da programação especial para este mês de setembro, no dia 20, das 8h às 12h, durante o Projeto Vida em Movimento, na Avenida Galileu Bicudo, haverá orientação e entrega de folhetos informativos sobre Alzheimer. No dia 21, às 9h, na sede do Grupo da Melhor Idade, acontece orientação aos funcionários do Grupo da Melhor Idade e do Centro de Convivência Dia para Idosos pela geriatra Naiara Silvestre Ribeiro e pela psicóloga Eliana Albertini.

Nos dias 24, 25 e 26, das 12h às 22h, e no dia 27, das 13h às 20h, no Plaza Shopping Itu, haverá orientação e entrega de folhetos informativos sobre Alzheimer. A doença de Alzheimer, segundo a ABRAz, é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas que pode e deve ser tratada.

Ainda de acordo com informações da Abraz, a doença se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o avanço da doença e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

As pessoas com Alzheimer podem apresentar comportamentos não comuns ou exacerbarem características prévias à doença. Essas mudanças não costumam ser associadas, de imediato, a sintomas da doença, implicando na demora do tratamento. O médico precisa ser informado sobre essas manifestações, já que muitas delas podem ser tratadas também com medicamentos.

Quem tem Alzheimer acaba perdendo uma série de funções que interferem em sua percepção. É comum ainda que apresente dificuldades para dormir, invertendo o dia pela noite. Outra manifestação bastante comum nos pacientes com demência é fazer uma interpretação irreal da realidade. Nas fases avançadas da doença, o paciente pode ter alucinações (ouvir e ver pessoas, objetos, animais e coisas que não existem).

Entre outros sinais de alerta estão a perambulação, a agressividade, a depressão e a ansiedade.

Ações preventivas

Entre as ações preventivas que devem ser adotadas com base em riscos que o paciente com Alzheimer corre, no ambiente domiciliar, estão a colocação de barras de segurança, redes de proteção nas janelas, retirada de tapetes, deixar caminhos livres de obstáculos, a fim de evitar as quedas. Outra medida importante é guardar facas e objetos cortantes longe do alcance dos pacientes para impedir que se machuquem.

Manter medicamentos ou produtos tóxicos longe do alcance do idoso com demência é uma ação importante para que não ocorra intoxicação. Em relação a possíveis queimaduras, uma medida eficaz e preventiva é o monitoramento da temperatura da água do chuveiro, torneira, bidê, da prática de cozinhar, da temperatura de comidas e líquidos, além do controle do uso do ferro de passar roupa.

No tocante à saúde do paciente com Alzheimer é fundamental supervisionar a ingestão de medicamentos para garantir que o tratamento seja feito corretamente, monitorar o sono e hábitos noturnos do paciente, ficar atento ao funcionamento do intestino, monitorar temperatura do paciente e cheiro da urina, acompanhar tarefas de banho e higiene pessoal, garantir a ingestão de líquidos e monitorar a qualidade e quantidade de alimentação. O controle das finanças também merece atenção.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu