HomeSaúdeAção educativa orienta sobre a prevenção ao câncer

Ação educativa orienta sobre a prevenção ao câncer

Neste mês, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e o + Vida – Centro de Apoio ao Portador de Câncer, um trabalho de orientação sobre prevenção ao câncer está sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde), nos Ambulatórios de Especialidades Médicas (AEM) I e II e também no Paço Municipal. Essa ação é alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer (08/04).

O secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, destaca a importância dessas ações conjuntas entre a Prefeitura e entidades locais. Além das orientações, profissionais do + Vida também distribuem um folheto sobre prevenção ao câncer. Entre as dicas de prevenção estão as que seguem:

Não Fume: essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago

Alimentação saudável: frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer

Pratique atividade física: consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim

Evite ingestão excessiva de bebida alcoólica: seu consumo, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta ainda mais a possibilidade do surgimento da doença

Consulte o médico e faça exames periódicos: a detecção precoce por meio dos exames periódicos aumentam as chances de cura e pode salvar vidas

Faça higiene bucal: a escovação feita corretamente é imprescindível para manter a boca saudável

Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h: use sempre proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

O + Vida tem como missão promover por meio de atividades diversas, o resgate da estima pela vida, contribuindo para proporcionar melhor qualidade de vida. Auxilia com atendimentos diversos, adultos e idosos em tratamento da doença, além de promover campanhas educativas de orientação na prevenção ao câncer.

Texto e fotos: Angélica Estrada/AI Prefeitura Itu

(14/04/2015)