14/04/2024
HomeTurismoAbertas inscrições para passeios de bicicleta temáticos e gratuitos

Abertas inscrições para passeios de bicicleta temáticos e gratuitos

As inscrições para os passeios do projeto “Pedalando pelos Caminhos Ituanos” estão abertas e podem ser efetuadas gratuitamente pelo link no Itu Digital https://cidadao.itudigital.sp.gov.br/ Os passeios, com opções de rotas urbanas e rurais, possuem temáticas que enfatizam os aspectos históricos e naturais de Itu, são indicados para toda a família e apresentam diversos níveis de dificuldade.

Os passeios urbanos ocorrem toda terceira quinta-feira do mês, com saída às 19h30; e os rurais acontecem todo terceiro domingo de cada mês, com saída às 7h. O ponto de partida dos passeios, tanto no período diurno quanto noturno, é o Parque do Taboão, com exceção do Caminho Almeida Junior que sai do Armazém do Limoeiro. Todos os percursos contam com infraestrutura, carros de apoio, guias de turismo e guardas municipais de trânsito para organizar o fluxo de veículos durante o trajeto.

O projeto “Pedalando pelos Caminhos Ituanos” é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, em parceria com as bicicletarias e bike shops do município, tendo como objetivos o lazer e o fomento da atividade turística.

Os ciclistas que não residirem em Itu devem contatar diretamente a Secretaria Municipal de Turismo para preencher a ficha de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo número (11) 4023-1544.

Confira os passeios/trechos:

Urbanos
Caminho do Varvito: 18/08 – Distância 10,1 km/Desnível 87m
Caminho do Açúcar: 15/09 – Distância 11,7 km/Desnível 136 m
Caminho dos Exageros: 20/10 – Distância 11,2 km/Desnível 85m

Rurais
Caminho do Jurumirim: 21/08 – Distância 16,3 km/Desnível 227m
Caminho de Padre Bento: 18/09 – Distância 47 km/Desnível 459m
Caminho do Almeida Junior:16/10 – Distância 26,5 km/Desnível 482m
Caminho da Estrada Imperial: 20/11 – Distância 55,5 km/Desnível 804m
Mais detalhes sobre os passeios/trechos podem ser obtidos pelo site www.experimenteitu.tur.br