08/04/2024
HomeCulturaAbertas as inscrições para oficinas de Escultura Cerâmica e Brincadeiras de Maracatu

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Itu abre inscrições para as oficinas gratuitas de Escultura Cerâmica, com o professor Aiuri Einaude e de Brincadeiras de Maracatu, com o professor Felipe Perez.

A oficina de Escultura Cerâmica tem o objetivo de implantar um curso de cerâmica artística na Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro”, resgatando possibilidades de expressão artística através da cerâmica artesanal, mas com foco na educação patrimonial, conhecendo e reconhecendo nosso patrimônio Cultural Artístico e Arquitetônico. É um material que cumpre uma missão desde a Pré-história, onde muitas informações das culturas passadas foram guardadas. As produções desenvolvidas vão de cerâmicas utilitárias até figuras, ornamentos e imagens sacras.

A oficina será realizada gratuitamente na Emia, localizada na Praça Padre Miguel, 56, Centro, toda quarta e sexta-feira, no período da manhã e tarde. As inscrições são feitas no local, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, mediante entrega de cópia do RG ou da certidão de nascimento. A participação é para maiores de 12 anos.

Já a oficina Brincadeiras de Maracatu tem por objetivo valorizar a cultura popular por meio de brincadeiras elaboradas com o intuito de sensibilizar os participantes de forma crítica e lúdica, ao propor temas e questões sobre diversidade e inclusão, trabalhando o ritmo maracatu de baque virado, com instrumentos confeccionados com materiais reciclados.

Abrangendo iniciação e apreciação musical a partir do maracatu de baque virado, audiovisual com exibição de documentários e filmes sobre maracatu, confecção de instrumentos artesanais – instrumentos de percussão com material reciclável, jogos corporais com exercícios associados aos ritmos que serão trabalhados no eixo musical das oficinas, jogos pedagógicos e práticas de consciência corporal entre outras atividades.

A oficina será realizada no CEU Jardim Vitória, localizado na Rua Treze de Outubro, s/nº, Jardim Vitória, as quartas-feiras e domingos, no período da manhã e tarde, gratuitamente para o público a partir dos 10 anos. As inscrições são no local das aulas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, mediante entrega de cópia do RG ou da certidão de nascimento.

As inscrições vão até as vagas serem preenchidas e as duas oficinas ocorrem até dezembro. Para a oficina de escultura em cerâmica são 10 vagas por turma e, para a de Brincadeiras de Maracatu são 20 vagas por turma.