Prefeitura da Estância Turística de Itu

Notícias On-Line

(Voltar ao Índice)

28/06/2012

Itu inaugura a primeira Prefeitura sustentável da América Latina



A cerimônia de inauguração do novo Paço Municipal “Herculano Castilho Passos” foi conduzida por Rosana Jatobá e contou com a presença de inúmeras autoridades

Muita emoção e orgulho tomaram conta da cidade de Itu na noite da última quarta-feira (27/06), durante a inauguração oficial do novo Paço Municipal, a primeira Prefeitura sustentável da América Latina. Desde o projeto até a sua finalização, o prédio seguiu a risca uma série de exigências de respeito ao meio ambiente e economia de recursos. Com isso, o Paço Municipal de Itu alcançou pontuação necessária para a obtenção da certificação Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental), válida mundialmente. O selo, que deverá ser conferido ainda neste ano, confirmará o status de Green Building à Prefeitura de Itu.



O imponente e moderno prédio foi denominado “Herculano Castilho Passos”, em homenagem ao pai do prefeito de Itu, falecido no início de maio aos 83 anos. A denominação foi proposta pela Câmara dos Vereadores e aprovada por unanimidade. A solenidade de inauguração, que lotou por completo o auditório do Centro de Capacitação de Professores, foi conduzida pela jornalista Rosana Jatobá, especializada em assuntos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.

Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento. Quem não conseguiu um lugar no auditório pôde acompanhar tudo através de telões colocados em outras dependências do prédio. Foram distribuídas revistas, folders e outros materiais informativos sobre o novo Paço Municipal, incluindo uma cartilha sobre condutas sustentáveis durante o trabalho e permanência no prédio.



O prefeito de Itu, Herculano Castilho Passos Junior, sentou-se à mesa diretiva acompanhado de sua mãe Dona Rosinha e de sua esposa, a deputada estadual, Rita Passos. A mesa também contou com a presença de outras autoridades como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o vice-prefeito de Itu, Josimar Ribeiro; o vereador Givanildo Soares; o ex-governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury Filho; as secretárias municipais Marilda Cortijo (Educação) e Patricia Otero (Meio Ambiente).

Completaram o rol de autoridades presentes no palco o general do Exército Brasileiro, Francisco Albuquerque; o comandante do Regimento Deodoro, tenente coronel Fernando Bartolomeu Fernandes; o comandante da Polícia Militar, coronel Vitor Gusmão Lopes; o promotor de Justiça, Amaury Arfelli e o delegado titular da Polícia Civil de Itu, Nicolau Santarém. A mesa diretiva contou ainda com a presença de José Carlos Ventri, presidente da Eppo Saneamento Ambiental e Obras, representando todas as empresas que participaram da construção do novo Paço.



Em todos os discursos foi destacado o pioneirismo de Itu em questões sustentáveis e houve a exibição de um vídeo mostrando as ações inovadoras do município neste sentido. A memória do senhor Herculano, pai do prefeito, também foi reverenciada pelos oradores.

Dando sequência ao evento, o público e as autoridades se dirigiram ao saguão principal do prédio para a realização de um Ato Ecumênico e de uma apresentação em conjunto da Corporação Musical União dos Artistas, Coral Vozes de Itu e Orquestra Filarmônica de Itu da Assatemec. No mesmo recinto, aconteceu o descerramento da placa inaugural e a entrega de um quadro com o retrato do senhor Herculano ao seu filho prefeito e demais familiares.



A noite também foi abrilhantada com uma performance do Grupo Ares, que utilizou a fachada do prédio como cenário para um número de dança suspensa, e um concerto da Banda Sinfônica do Exército, regida pelo maestro Benito Juarez, em um palco montado no estacionamento.

Sustentabilidade

Para o governo municipal, a nova Prefeitura é a concretização dos ideais e ações de sustentabilidade, implantados pela atual gestão local. Destacam-se, nessa postura sustentável, a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (2007), a conquista de quatro edições consecutivas do Selo Município Verde Azul, o Mega-plantio de 30,5 mil árvores em 45 minutos, o novo modelo de coleta e tratamento dos resíduos sólidos e a implantação do projeto Vida Em Movimento, que leva atividades físicas para a Avenida Galileu Bicudo.



O novo Centro Administrativo, totalmente informatizado e climatizado, tem nove mil metros quadrados de área construída, em um terreno de mais de 51 mil metros quadrados. O conceito inovador da construção assegura economia no consumo de energia elétrica (30%) e de água (50%) e redução na emissão de gases (35%) e na geração de resíduos (cerca de 60%).

O Novo Paço Municipal, como todo Green Building, se destaca por sua eco-eficiência, que contempla itens como reuso de água, telhado verde, paisagismo com espécies nativas, elevador inteligente, sensores para luz, paredes pintadas com tinta reflexiva, aproveitamento da luz natural através de janelas com vidros transparentes e central de reciclagem de dejetos.



Economia e conforto

Além do caráter sustentável, o novo Paço, que foi erguido com recursos próprios da Prefeitura, proporcionará economia ao município, que deixará de gastar com o aluguel do antigo prédio. O novo prédio tem estacionamento com capacidade para 400 veículos e um anexo exclusivo para a Secretaria Municipal de Educação, com um auditório para mais de 300 pessoas.

Com sua nova casa, a Prefeitura conseguirá oferecer condições mais adequadas de trabalho para seus servidores e, principalmente, melhorar o atendimento aos cidadãos de Itu.



O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela empresa Marcos Gaban Arquitetura e Planejamento Ltda, a partir do projeto básico desenvolvido pela empresa pela Planung Arquitetura e Planejamento Ltda, contratada pela Prefeitura para o levantamento das necessidades das secretarias e departamentos e especificação das áreas. Já a construção ficou a cargo da EPPO Saneamento Ambiental e Obras Ltda. A assessoria técnico-administrativa e operacional para certificação é de responsabilidade da Acade Arquitetura e Consultoria Ltda. A auditoria de todo processo de certificação sustentável vem sendo efetuada pela Novva Soluttions Construções Sustentáveis Ltda.



Prestígio confirmado

O novo Paço Municipal chamou a atenção desde a sua concepção. Ainda na fase inicial, foi apresentado na Conferência Internacional e EXPO do GBC Brasil, evento referência no cenário da construção civil sustentável brasileira e mundial, realizado em agosto de 2011 na sede da Fecomércio (Federação do Comércio), em São Paulo. O novo Paço Municipal de Itu também foi assunto de uma publicação distribuída no WEF (World Economic Forum), realizado na última semana de janeiro deste ano, em Davos, na Suíça.



O projeto do Novo Paço também foi apresentado, pelo prefeito Herculano Castilho Passos Junior, na conferência do Iclei (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais), neste mês, em Belo Horizonte, como uma das boas práticas de sustentabilidade. A Conferência do Iclei fez parte da programação oficial da Rio+20.

Decom (28/06/12)













AGUARDEM TWITTER AGUARDEM YOUTUBE

www.itu.sp.gov.br

End.: Av. Itu 400 Anos, 111 - Itu Novo Centro - CEP: 13303-500 - PABX: (11) 4886-9600
Sugestões, Reclamações e Dúvidas: 156
Atendimento Telefônico/Pessoal: das 8 às 17h


© Todos os direitos reservados
Desenvolvimento e Gestão do Web Site: Secretaria de Governo