24/03/2024
HomeCultura1ª Mostra de Identidade Regional abre Festival de Artes de Itu

1ª Mostra de Identidade Regional abre Festival de Artes de Itu

A 1ª Mostra de Identidade Regional abre o 28º Festival de Artes de Itu no dia 03 de setembro (sábado), na Praça da Independência (Carmo), às 15h. A atração irá proporcionar ao público um resgate da cultura caipira ituana, passando pelo canto trovado do “Cururu”, pelas artes visuais com Almeida Júnior, além de seus personagens pitorescos que ganharão vida ao meio de apresentações de música raiz e de apresentação de espetáculo teatral.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, recebeu o prêmio Tradição SP no mês de maio, por se destacar dentre as ações que valorizam a cultura paulista. O prêmio Tradição SP é criado pelo Governo do Estado de São Paulo e administrado pelos Amigos da Arte, integrando o programa Juntos pela Cultura, que consiste no apoio a ações culturais relacionadas a festas, celebrações, festivais, feiras e demais eventos que valorizem a cultura local, as identidades regionais e/ou a história dos municípios do Estado de São Paulo.

A Mostra de Identidade Regional contará com Esquete Caipira “Prosa Grande” da atriz Débora Nunes, saudação repentista e verso trovado com Nenê do Cururu e Denis Vieira, apresentação da Orquestra Ituana de Viola Caipira, live painting do desenhista e artista plástico Lucas Navarro, releitura artística do quadro do pintor ituano Almeida Júnior “Caipira picando fumo”, exposição fotográfica “Itu, um patrimônio do Brasil”, por Juca Ferreira e espetáculo teatral “Aquarela Caipira – As sete Artes por Almeida Júnior”, texto Chicó Ferreira e Liliane Navarro, produção Yara Produções Artísticas.

Confira as demais atrações do 28º Festival de Artes de Itu no link: https://festivaldeartes2022.itu.sp.gov.br/